As inscrições para o Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) foram prorrogadas até 19 de março. O curso é destinado à formação de profissionais de saúde para exercerem atividades de atenção à saúde, docência e preceptoria, produção de conhecimento e gestão em Saúde da Família. Há 500 vagas disponíveis para médicos do programa Mais Médicos para o Brasil, tutores do programa Médicos pelo Brasil, residentes em medicina de família e comunidade a partir do 2º ano de residência e demais pessoas, conforme o edital.
O curso é gratuito, de modalidade híbrida, com duração entre 18 e 24 meses. A carga horária é de 975 horas, com encontros presenciais e atividades desenvolvidas à distância no ambiente virtual de aprendizagem. Para desenvolver a formação, os discentes precisam estar em atividade na Estratégia Saúde da Família/Atenção Primária à Saúde.
O ProfSaúde é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família em rede nacional, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de uma estratégia de formação que se estabelece para atender à expansão da graduação e da pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde, com base na consolidação de conhecimentos relacionados à atenção primária em saúde, à gestão em saúde e à educação. As instituições de ensino superior que integram a Rede Nacional do ProfSaúde são responsáveis pela realização do curso localmente.
Por: Ministério da Saúde