A Região Sul do Brasil será atingida por forte instabilidade e grandes volumes de chuva a partir da tarde desta terça-feira (3), conforme mostra a figura 1. O aprofundamento de uma área de baixa pressão em baixos níveis da atmosfera aliado ao padrão de ventos em altos níveis (forte difluência dos ventos) vai favorecer a ocorrência de temporais no centro-norte do estado gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná. Em alguns pontos, a chuva forte será acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo.
Na madrugada e manhã da quarta-feira (4), uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul, potencializando a instabilidade pela Região Sul.
Em algumas localidades do centro-norte do Rio Grande do Sul e em áreas de Santa Catarina, os acumulados de chuva podem superar 70 milímetros (mm) em 24h.
Esta frente fria terá rápido deslocamento pelo Sul do País e, ao longo da quinta-feira (5), as chuvas devem ficar mais concentradas entre o leste de Santa Catarina e do Paraná, mas já em menores volumes. Neste dia, não chove no Rio Grande do Sul.
Porém, a partir de sexta-feira (6), a instabilidade volta a ganhar força entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Neste dia e no sábado (7), podem ocorrer acumulados de chuva em torno de 100 mm entre o norte do Rio Grande do Sul e no sul e leste de Santa Catarina.
Já no domingo (8), as chuvas mais volumosas devem se concentrar entre o nordeste de Santa Catarina e o centro-leste do Paraná.
Vale destacar a importância do acompanhamento da previsão do tempo e dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias, devido às possíveis mudanças especialmente da área de concentração dos maiores volumes de chuva.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Por: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)