A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou a “Operação Íris” – Descanso do Motorista Profissional, de fiscalização da jornada de trabalho e do tempo de direção, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A ação aconteceu no domingo (28/01), em Campos dos Goytacazes, no Norte-Fluminense do estado.
O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro, homenageia três auditores fiscais do Trabalho e o motorista que foram assassinados durante inspeção para apurar denúncias de trabalho escravo em fazendas de Minas Gerais – MG, na mesma data, em 2004.
Neste cenário a PRF emerge como instituição essencial no enfrentamento a esse grave tipo de violação aos Direitos Humanos, tanto de forma repressiva quanto de forma preventiva.
Em Campos dos Goytacazes, a fiscalização aconteceu no km 78 da BR-101, em frente à Unidade Operacional da PRF. O foco foi fiscalizar possíveis jornadas exaustivas de trabalho, que são agravos à saúde, e são consideradas um dos tipos penais do trabalho análogo à escravidão.
Por: Polícia Rodoviária Federal (PRF)