A Polícia Federal vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano. A Operação Phaseoli III contou com a participação de policiais federais, civis, militares. Os policiais trabalharam com incursões terrestres e fluviais, com o emprego de botes infláveis e uma aeronave do BAVOP-Batalhão de Aviação Operacional da PM/DF.
Esta foi a terceira fase da operação de erradicação e destruição dos plantios de maconha no sertão pernambucano no ano de 2022, que ocorreu entre os dias 20 de abril a 23 de junho em três etapas (levantamento, precursora e deflagração da operação).
Conseguiu-se erradicar e destruir cerca de 624 mil pés de maconha e 66 mil mudas que estavam em 86 plantios, bem como apreender 4,5 toneladas de maconha já pronta para o consumo.
Os plantios foram localizados por meio de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na Região de Orocó/PE, Salgueiro/PE, Cabrobó/PE, Belém do São Francisco/PE, Betânia/PE, Flores/PE e Parnamirim/PE.
O nome da operação – PHASEOLI – é o nome de um fungo que destrói as plantações.