A duplicação do trecho da BR 163 entre Nova Mutum e Posto Gil, em Mato Grosso, segue avançando. As obras iniciaram há cerca de 20 dias e como objetivo pavimentar cerca de 86 km.
Nesta segunda-feira (07), representantes da concessionária Nova Rota do Oeste estiveram em Lucas do Rio Verde. Em entrevista à imprensa, o diretor de relações institucionais, Roberto Madureira, deu detalhes dos trabalhos.
“A gente já conseguiu fazer a decapagem ou a preparação para as obras de terraplanagem em praticamente 10 km. Período seco e a obra caminha muito bem”, disse.
Enquanto avança a duplicação no médio norte, a concessionária prepara novas frentes de trabalho. Madureira disse que a ideia é iniciar uma nova frente na chegada a Sinop. A escolha se deve ao alto índice de acidentes naquela região.
“As escolhas dos pontos de obras que a gente tem elas têm dados técnicos. O trecho de Posto Gil a Nova Mutum é um trecho sem acostamento em muitos pontos, com alto degrau na pista, o que leva ao tombamento de veículos, a gente tem um alto número desse tipo de acidente. Especificamente também um trecho de alta velocidade”, detalhou.
O planejamento para Sinop contempla a construção de dois viadutos com o objetivo de reduzir o índice de acidentes.
Madureira informou que ainda a concessionária corre contra o tempo para dar sequência aos trabalhos. “A gente não começa uma obra sem projeto executivo aprovado na ANTT. É um processo um pouco moroso, mas está tudo dentro do cronograma. A gente está aproveitando muito bem a ‘janela seca’ do Mato Grosso”, concluiu.