Nova fase do Celular Seguro amplia combate ao roubo de celulares no Brasil

Anatel e Ministério da Justiça lançam nova etapa do programa com opções de bloqueio mais eficazes e notificação via WhatsApp para coibir receptação de aparelhos roubados.

Fonte: AgênciaGov

Nova fase do Celular Seguro amplia combate ao roubo de celulares no Brasil -
Nova fase do Celular Seguro amplia combate ao roubo de celulares no Brasil -

A Anatel e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) iniciaram nesta segunda-feira, 7, uma nova fase do programa Celular Seguro . A iniciativa, liderada pelo MJSP em parceria com a Anatel, conta com o apoio do setor de telecomunicações e outras entidades, e tem como objetivo combater o roubo e o furto de aparelhos celulares em todo o país.

Nesta nova etapa, o usuário passa a contar com duas opções caso seja vítima de roubo ou furto: o Bloqueio Total e o Modo Recuperação .

Bloqueio Total

O Bloqueio Total é a medida mais rigorosa para impedir o uso de um celular roubado ou furtado. Quando acionado, desativa completamente a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI do aparelho — número único que identifica o dispositivo na rede de telefonia móvel.

Com o IMEI bloqueado, o celular não consegue mais se conectar a nenhuma rede de telecomunicação, tornando-se inutilizável mesmo com a troca do chip. Essa medida visa desestimular roubos e furtos, já que o aparelho perde seu valor de revenda no mercado ilegal.

Entretanto, o bloqueio total tem um efeito colateral: caso a vítima recupere o celular, não poderá simplesmente inserir um novo chip e utilizá-lo. Será necessário seguir um processo burocrático para reverter a restrição.

Modo Recuperação

O Modo Recuperação permite bloquear a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras, sem desativar o IMEI do aparelho. Nesse caso, o IMEI é incluído em uma lista de restrição .

Se alguém ativar uma nova linha em um dispositivo com IMEI restrito, o novo usuário receberá uma mensagem automática via WhatsApp , solicitando que o celular seja levado à delegacia mais próxima para esclarecimentos.

Caso o celular seja recuperado, ele poderá ser reutilizado imediatamente após a instalação de um novo chip. Essa alternativa é especialmente útil em casos de perda ou extravio , quando há possibilidade de o proprietário reencontrar o aparelho.

Inspirada em uma experiência bem-sucedida implementada pelo Governo do Piauí, essa medida busca inibir a receptação de celulares bloqueados e agora está disponível em todo o país por meio do programa Celular Seguro .

▶️ Vídeo sobre o Modo Recuperação

Qual opção escolher?

A escolha entre o Bloqueio Total e o Modo Recuperação depende da situação enfrentada. Quando o proprietário não tem interesse em recuperar o aparelho, o Bloqueio Total é a opção mais segura, pois impede qualquer tentativa de reutilização.

Já o Modo Recuperação é indicado quando existe a possibilidade de reaver o dispositivo. Além de permitir a reutilização rápida do aparelho, essa modalidade auxilia a autoridade policial na localização do equipamento. Quando uma nova linha é ativada em um celular restrito, o MJSP é automaticamente informado e envia uma mensagem via WhatsApp ao novo usuário, orientando a devolução.

Segundo o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri , “espera-se que o novo Modo Recuperação do programa Celular Seguro contribua para a redução dos crimes relacionados ao roubo e furto de celulares, que infelizmente afetam toda a população brasileira, independentemente da classe social. Além disso, essa nova modalidade de restrição aumenta as chances de recuperação do aparelho, permitindo uma investigação mais efetiva por parte das autoridades.”

Início das mensagens no Modo Recuperação

A partir desta segunda-feira (7 de abril de 2025), o MJSP começou a enviar mensagens automáticas via WhatsApp aos usuários que ativarem uma linha em um aparelho com restrição por roubo, furto ou extravio.

Caso receba essa mensagem, o usuário deve se dirigir à Delegacia de Polícia Civil mais próxima para devolução do aparelho. Para mais informações, acesse a página do Celular Seguro .

Consulta de situação de um terminal móvel

Ainda em abril de 2025, o MJSP e a Anatel atualizaram a ferramenta de consulta ao Cadastro Nacional de Celulares com Restrição , disponível no aplicativo Celular Seguro e no site da Anatel. Agora, a consulta também inclui os aparelhos com restrições aplicadas por meio do Modo Recuperação .

“O cidadão tem o direito de saber se o celular que está adquirindo é fruto de roubo. O cadastro é uma garantia. Com ele, o programa Celular Seguro oferece mais segurança ao consumidor na compra de um bem essencial como o telefone móvel”, afirmou o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto .

Para consultar, basta baixar o aplicativo Celular Seguro (disponível para Android e iOS) e se cadastrar. Na tela inicial, selecione a opção “Celulares com Restrição” , onde será possível:

  • Digitar o número do IMEI (15 dígitos); ou
  • Selecionar “Ler código de barras” , acionando a câmera do aparelho para escanear o IMEI exibido no celular a ser consultado.

Para visualizar o IMEI de um aparelho, digite o código *#06# no teclado do telefone. O número aparecerá na tela com um código de barras, que pode ser escaneado com o aplicativo para verificação.

Também é possível fazer a consulta diretamente pelo hotsite da Anatel no Projeto Celular Legal .

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais.