As negociações da COP30 foram retomadas na noite de quinta-feira (20) após um princípio de incêndio atingir parte da Zona Azul. Segundo o secretário extraordinário da conferência, Valter Correia, os trabalhos seguem normalmente a partir das 8h desta sexta-feira.
Correia afirmou que o controle da área foi restabelecido à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e à Organização das Nações Unidas. Ele explicou que o local onde o fogo teve início permanece isolado para garantir a segurança das equipes, enquanto as demais estruturas, inclusive a zona verde, estão operando sem restrições.
O secretário destacou que o incêndio foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros, que atuou em conjunto com equipes da UNFCCC e da ONU. Em poucos minutos, a situação já estava sob controle, permitindo a liberação das áreas não afetadas.
Investigação
A liberação das atividades ocorreu após a emissão de um novo alvará de segurança pelo Corpo de Bombeiros, que realizou vistoria na Zona Azul. As autoridades investigam a causa do incidente, inicialmente tratado como possível sobrecarga elétrica.
Segundo o Ministério da Saúde, 21 pessoas receberam atendimento médico, sendo 19 por inalação de fumaça e duas por crise de ansiedade. Não houve registro de ferimentos graves. As apurações seguem e novas informações devem ser divulgadas nesta sexta-feira.



















