Motoristas têm até o dia 31 para fazer exame toxicológico

Medida vale para condutores das categorias C, D e E

Fonte: Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - São Luís

Caminhões trafegam pela BR-040 Por: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Termina no dia 31 de março o prazo para a realização do exame toxicológico dos motoristas das categorias C, D e E que têm carteira vencendo entre janeiro e junho. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) alerta que a não realização do exame é infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias.

De acordo com levantamento da Senatran em 20 de março, 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com CNHs válidas e vencidas, ainda não haviam feito o exame toxicológico em todo o país.

O órgão alerta que a infração pelo descumprimento do prazo estabelecido será verificada diretamente pelos sistemas eletrônicos dos departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal.

Na prática, isso significa que, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor já poderá ser multado, com a aplicação da pena a partir de 1º de maio. A penalidade será aplicada a todos os condutores das três categorias.

O condutor pode verificar se o seu exame toxicológico está em dia por meio do aplicativo da carteira digital de trânsito (CDT). Basta acessar a área do condutor na CDT, clicar no botão “Exame Toxicológico” e verificar se o prazo está vencido.

Caso o exame esteja vencido, o motorista deve procurar um dos laboratórios credenciados a fim de fazer a coleta para realização do exame toxicológico.

A Senatran lembra que os condutores das mesmas categorias com a CNH vencendo entre julho e dezembro têm até 30 de abril para fazer o teste.

Exame toxicológico

O exame toxicológico é um teste laboratorial que visa detectar a presença de drogas ou outras substâncias no organismo de uma pessoa. Ele pode ser realizado de diversas maneiras, como:

  • Análise de sangue: É o método mais comum e pode detectar o uso de drogas em um período de até 90 dias.
  • Análise de urina: É um método menos invasivo que a análise de sangue, mas pode detectar o uso de drogas em um período menor de tempo, geralmente até 72 horas.
  • Análise de cabelo: Esse método é mais caro que os outros, mas pode detectar o uso de drogas em um período de até 180 dias.
  • Análise de saliva: É um método menos comum, mas pode detectar o uso de drogas em um período de até 24 horas.

O exame toxicológico pode ser solicitado por diferentes motivos, como:

  • Emprego: Algumas empresas exigem que seus funcionários realizem o exame toxicológico como parte do processo de admissão.
  • Motoristas profissionais: Motoristas de categorias C, D e E precisam realizar o exame toxicológico a cada 30 meses para renovar a carteira de habilitação.
  • Esportes: Atletas profissionais podem ser submetidos a exames toxicológicos para verificar se estão usando substâncias proibidas.
  • Saúde: O exame toxicológico pode ser solicitado por um médico para diagnosticar ou acompanhar o tratamento de dependência química.

Os resultados do exame toxicológico podem ser usados para:

  • Confirmar o uso de drogas: O exame pode confirmar se uma pessoa está usando drogas ou se já as usou em algum momento.
  • Identificar o tipo de droga: O exame pode identificar o tipo de droga que a pessoa está usando.
  • Quantificar a quantidade de droga: O exame pode quantificar a quantidade de droga presente no organismo da pessoa.

É importante ressaltar que o exame toxicológico não é um teste de culpa. Ele apenas indica a presença de drogas no organismo, mas não significa necessariamente que a pessoa esteja usando drogas de forma abusiva.

Se você tiver dúvidas sobre o exame toxicológico, consulte um médico ou um profissional de saúde.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.