Ministério e instituições europeias buscam cooperação para avançar na conectividade

Encontro é considerado estratégico para a troca de experiências e conhecimentos no campo das telecomunicações

Fonte: AgênciaGov

Ministério e instituições europeias buscam cooperação para avançar na conectividade - Foto: Divulgação/MCom
Ministério e instituições europeias buscam cooperação para avançar na conectividade - Foto: Divulgação/MCom

Nesta segunda-feira (5/2), o Ministério das Comunicações (MCom) recebeu o Organismo de Reguladores Europeus de Comunicações Eletrônicas (BEREC, na sigla em inglês), em um encontro estratégico voltado para a troca de experiências e conhecimentos no campo das telecomunicações.

O secretário de Telecomunicações do MCom Hermano Tercius fez a abertura da reunião e destacou a importância de compartilhar esses conhecimentos. “A União Europeia tem uma ampla bagagem na regulamentação das comunicações eletrônicas e na expansão de rede para a população. O desafio do Brasil é conseguir levar a conectividade significativa a todas as regiões, considerando que o Brasil tem dimensões continentais.”

Um dos pontos de destaque foi a apresentação das metas de conectividade e investimentos pelo Coordenador-Geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações, Daniel Cavalcanti. Cavalcanti expôs o Programa Norte Conectado, destinado a fortalecer a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. Com 8 infovias e 12 mil quilômetros de extensão, o projeto representa um investimento total de R$ 1,3 bilhão e tem o potencial de beneficiar aproximadamente 10 milhões de pessoas em 59 municípios.

Além disso, o MCom apresentou as ações para a implementação da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, um esforço conjunto do governo federal e dos sistemas de ensino para garantir a conectividade pedagógica em todas as escolas públicas até 2026. Essa estratégia visa proporcionar recursos educacionais digitais e acesso à internet em ambientes escolares, alinhando-se aos desafios contemporâneos da sociedade digital.

O Professor Konstantinos Masselos, presidente anterior e atual membro do BEREC, compartilhou o Programa de Políticas da Década Digital, delineando metas ambiciosas para 2030 nos domínios das competências digitais, infraestruturas e digitalização de serviços. O programa, através de cooperação multinacional e ciclos anuais de avaliação, busca impulsionar o progresso digital na Europa.

A visita do BEREC ao Ministério das Comunicações representa um passo significativo na busca por sinergias globais para impulsionar a conectividade e promover a inclusão digital em ambas as regiões. O intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas entre o Brasil e a União Europeia fortalecem os esforços conjuntos para enfrentar os desafios do mundo digital em constante evolução.

SOBRE O BEREC

O Organismo de Reguladores Europeus de Comunicações Eletrônicas (BEREC) contribui para o desenvolvimento e melhor funcionamento do mercado interno das redes e serviços de comunicações eletrônicas. O faz com o objetivo de garantir uma aplicação consistente do quadro regulamentar da União Europeia (UE) e de promover um mercado interno eficaz no setor das telecomunicações, a fim de trazer benefícios ainda maiores aos consumidores e às empresas.

Por: Ministério das Comunicações (MCom)

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.