Ministério da Defesa convoca sociedade para contribuir com a Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa

Documentos tratam sobre os pilares da segurança nacional

Fonte: AgênciaGov

Ministério da Defesa convoca sociedade para contribuir com a Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa - Foto: Agência Brasil
Ministério da Defesa convoca sociedade para contribuir com a Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa - Foto: Agência Brasil

O Ministério da Defesa lançou um convite à sociedade brasileira para participar da atualização da Política Nacional de Defesa (PND) e da Estratégia Nacional de Defesa (END), documentos que representam os pilares da segurança nacional. A partir desta quarta-feira (6/3), os cidadãos podem acessar o conteúdo completo desses documentos no site oficial do Ministério da Defesa e enviar suas contribuições até o dia 3 de maio, por meio do e-mail cgped@defesa.gov.br.

A PND e a END são os documentos mais importantes do país em questões de defesa, seguindo os princípios constitucionais e alinhados aos Objetivos Nacionais Fundamentais do Estado brasileiro. A atualização desses documentos ocorre a cada quatro anos e é submetida à apreciação do Congresso Nacional, conforme as diretrizes da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999.

O processo de atualização prevê que esses documentos sejam submetidos, primeiramente, ao Grupo de Trabalho do Setor de Defesa e, posteriormente, ao Grupo de Trabalho Interministerial para, então, serem disponibilizados à sociedade. A contribuição do cidadão brasileiro, além de proporcionar à comunidade a oportunidade de expressar suas opiniões, de conhecer mais sobre os temas que estão em debate no âmbito da Defesa e de propor importantes sugestões, auxiliará o Ministério para a revisão dessa edição.

Participe você também! Acesse os documentos e contribua para a construção de uma política de defesa alinhada com os interesses da sociedade brasileira.

Por: Ministério da Defesa

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).