Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, em parceria com o Impulsiona, disponibiliza para escolas de todo Brasil o guia “O papel da atividade física no retorno às aulas presenciais”. Esse documento tem o objetivo de ajudar professores de Educação Física a acolherem e movimentarem os alunos neste segundo semestre, seguindo todos os protocolos de segurança.
O conteúdo está dividido em seis módulos:
1) Como comunicar medidas preventivas
2) Como acolher os alunos e resgatar os vínculos
3) Como higienizar e descontaminar os espaços da escola
4) Medidas de proteção individual e coletivas
5) Sugestões de atividades físicas com segurança
6) O papel do professor de Educação Física no processo
Segundo Vanderson Berbat, diretor do Impulsiona, esse material ajuda os educadores a usarem o esporte como uma ferramenta para motivar crianças e adolescentes na volta às aulas presenciais. “O profissional de Educação Física é considerado um agente de promoção da saúde pelo Conselho Nacional da Saúde. Essa disciplina é uma das mais queridas na comunidade escolar e tem o poder de acolher e motivar os jovens.”
Renato de Oliveira Brito, Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, explica que o guia orienta os professores sobre diferentes modalidades. “Trazemos adaptações que permitem ensinar inclusive os esportes coletivos de forma segura. Fizemos uma vasta pesquisa com todos os países que utilizam a atividade física como ferramenta de acolhimento e preparamos esse material, valorizando a Educação Física escolar.”
Para baixar o guia “O papel da atividade física no retorno às aulas presenciais”, clique AQUI.
Com informações do Ministério da Educação