Três bombeiros morreram e outros três ficaram feridos durante o combate a um incêndio na Whiskeria Quatro por Quatro, na Rua Buenos Aires, número 44, no Centro do Rio, na tarde desta sexta-feira (18).
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey, informou que outros três bombeiros ficaram feridos e foram socorridos. O que está em estado mais grave foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, e passou por uma cirurgia. Os outros dois bombeiros em estado estável foram encaminhados para o Hospital Central Aristarcho Pessoa, no Rio Comprido.
As identificações ainda não foram confirmadas.
“É um momento muito triste pra nós do corpo de bombeiros. Perdemos três companheiros e outros três militares em observação. Um aqui acabou de sair de um procedimento cirúrgico e será transferido para o nosso hospital. Parece que foi um sucesso, segundo os médicos. Nós solidarizamos com as famílias desses heróis que juraram isso. Todos tinham mais de dez anos de serviço. Experientes. Um incêndio que nós estávamos acompanhando desde cedo. Incêndio simples que não parecia ter nenhuma complicação. Fomos surpreendidos. Era uma casa antiga e com muitas divisórias. Provavelmente, eles tiveram dificuldades de sair e foram surpreendidos pela fumaça. Basicamente, o problema foi a inalação de fumaça”, disse o comandante-geral.
Licença em dia
A licença de funcionamento do prédio estava regularizada junto ao Corpo de Bombeiros.
Os prédio vizinhos ao estabelecimento precisaram ser esvaziados. O VLT circula com restrições por causa do combate ao fogo.
Investigação
O Corpo de Bombeiros informou que vai abrir uma sindicância para apurar as causas do ocorrido. A 1ª Delegacia de Polícia (Centro) abriu inquérito, fará perícia e já começou a ouvir testemunhas para investigar o caso.
“Equipes de assistentes sociais já estão em contato com os familiares das vítimas. O CBMERJ está consternado com a notícia e se solidariza com parentes, amigos e colegas de farda”, acrescentou a corporação.
O governador Wilson Witzel decretou luto oficial de três dias e disse que bombeiros foram heróis.