Um passageiro abriu uma porta de saída de emergência durante um voo de avião na Coreia do Sul nesta sexta-feira, fazendo com que o ar explodisse dentro da cabine e ferir 12 pessoas. O avião pousou em segurança.
O avião Airbus A321-200 pousou com segurança por volta das 12h40. (0340 GMT). Ele havia partido da ilha de férias de Jeju uma hora antes, mostrava o horário de voos do aeroporto, com destino a Daegu, a 237 km de Seul.
Nove passageiros foram levados ao hospital com dificuldades respiratórias, mas ninguém se feriu gravemente.
A porta da aeronave se abriu cerca de dois ou três minutos antes do pouso, de acordo com as autoridades. Um vídeo feito de dentro do avião mostra a porta aberta, enquanto passageiros enfrentam uma forte corrente de ar.
Algumas pessoas a bordo da aeronave Airbus A321 da Asiana Airlines tentaram parar a pessoa, que conseguiu abrir parcialmente a porta, disse o Ministério dos Transportes.
A pessoa foi detida pela polícia do aeroporto por suspeita de violar a lei de segurança da aviação, disse um comunicado do ministério. A identidade e o motivo da pessoa não foram imediatamente divulgados.
O avião com 194 pessoas a bordo estava indo para a cidade sudeste de Daegu a partir da ilha de Jeju, no sul. O voo normalmente dura cerca de uma hora, e o incidente ocorreu quando o avião estava chegando ao aeroporto de Daegu a uma altitude de 700 pés (213 metros).