O furacão Nicole atingiu nesta quinta-feira (10) a costa leste da Flórida, nos Estados Unidos, na região sul da praia de Vero.
Com ventos de 120 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, o Nicole já havia atingindo nesta manhã uma grande área do estado, que vem tendo uma temporada estendida de tempestades com ventos fortes.
Antes de se tornar furacão, o Nicole chegou à Flórida como tempestade de categoria 1, mas ganhou força ao tocar solo e avança em direção ao centro e ao norte do estado. Autoridades estimam que o fenômeno deve chegar até a Georgia ainda nesta quinta-feira e nos estados da Carolina do Sul e Carolina do Norte na sexta-feira (11).
Grandes ondas também devem se formar em praias da costa leste e, nos próximos dias, em boa parte da costa sudeste dos Estados Unidos, além do nordeste das Bahamas, de acordo com as previsões.
Desde o início do verão no Hemisfério Norte, a Flórida vem sendo atingida por uma série de tempestades e furacões, que já deixaram centenas de mortos e desabrigados. Muitos desses fenômenos, principalmente os fora de época, são associados por ambientalistas às mudanças climáticas.
O mais recente deles, o furacão Ian, passou pelo estado há pouco mais de um mês, deixando um cenário de destruição, mortes e regiões totalmente isoladas .