O Festival de Cannes, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo, anunciou hoje (1) a suspensão de delegações oficiais russas na edição deste ano do evento, que ocorre entre 17 e 28 de maio, na cidade do sul da França.
O comunicado da organização do evento também informou que, a menos que a guerra da Rússia contra a Ucrânia cesse, o festival não vai aceitar a presença de pessoas relacionadas ao governo russo.
A equipe do festival se solidarizou com o povo ucraniano e disse se unir a todos os que se opõem a esta situação “inaceitável” e que condenam a atitude da Rússia e de seus dirigentes de bombardear a Ucrânia.
“Nós queremos, por outro lado, saudar a coragem de todas aquelas e todos aqueles que, na Rússia, se arriscaram a protestar contra a agressão e a invasão da Ucrânia. Há, entre eles, artistas e profissionais do cinema que não cessaram nunca de lutar contra o regime atual e que não podem ser associados a estes atos intoleráveis e aos que bombardeiam a Ucrânia”, disse o comunicado do festival.
Pode te interessar
- Federação de Automobilismo se une a onda de sanções à Rússia
- Festival de Cinema de Cannes suspende a Rússia
- Google bloqueia canais do YouTube do Russia Today e do Sputinik em toda a Europa
- Fifa impede participação da Rússia na Copa do Mundo
- Sanções à Rússia: como fica o comércio com o Brasil?
- Fifa proíbe Rússia de jogar com hino, bandeira e até de sediar jogos