Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas neste domingo (25) após uma montanha-russa ter descarrilado em um parque de diversões em Estocolmo, na Suécia, relatam a polícia e fontes do estabelecimento. “Infelizmente, uma pessoa morreu”, disse Cecilia Björling, porta-voz do parque Gröna Lund.
O diretor do estabelecimento, Jan Eriksson, declarou em coletiva de imprensa que nove pessoas ficaram feridas, entre elas menores, e que foram hospitalizadas. “É um dia triste”, disse ele, observando que o parque, inaugurado há 140 anos, ficará fechado por pelo menos uma semana.
O acidente ocorreu na atração Jetline. Uma parte da frente se desprendeu parcialmente, o trem parou no meio dos trilhos e o vagão em questão estava inclinado sobre a borda. Catorze pessoas estavam no brinquedo.
Uma investigação foi aberta, disse a porta-voz do parque. “Recebemos o alerta por volta das 11h39, horário local (6h39 de Brasília), de que houve um descarrilamento em uma montanha-russa”, disse Håkan Eriksson, dos serviços de emergência da capital sueca. Policiais militares e uma ambulância foram enviados ao local.
Os feridos têm machucados da queda, disse Helena Boström Thomas, porta-voz da polícia de Estocolmo. Segundo Jenny Lagerstedt, correspondente da televisão sueca SVT, que esteve no local, um vagão da atração Jetline teria se desenganchado e caído de uma grande altura, arrastando várias pessoas consigo.
“De repente, ouvi um baque e um barulho metálico e, em seguida, os brinquedos começaram a tremer”, explicou à rede sueca. “Meu marido, que estava sentado do lado de fora, viu um carro se soltar [do passeio] e cair.” A montanh-russa Jetline foi inaugurada em 1998, e as suas carruagens circulam a uma velocidade de cerca de 90 km/h.