A Coreia do Norte testou um drone submarino de ataque nuclear que é capaz de provocar um “tsunami radioativo”, informou a mídia estatal do país em comunicado publicado nesta quinta-feira (23).
Os testes do sistema de ataque subaquático foram feitos entre terça-feira (21) e esta quinta. A Coreia do Norte disse que lançou uma ogiva teste, que navegou por quase 60 horas entre 80 e 150 metros de profundidade.
“A missão da arma estratégica nuclear subaquática é se infiltrar furtivamente em águas operacionais e fazer um tsunami radioativo em superescala por meio de explosão subaquática para destruir grupos de atacantes navais e os principais portos operacionais do inimigo”, afirmou em comunicado.
Além disso, a Coreia do Norte disse que testou mísseis de cruzeiro na quarta-feira (22), que atingiram os alvos com precisão depois de voarem entre 1.500 km e 1.800 km.
Pyongyang também aproveitou para criticar exercícios militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, classificados pelos norte-coreanos como “persistentes” e “provocativos”.
Os últimos testes fazem parte de uma série de exercícios militares que a Coreia do Norte tem feito nas últimas semanas. Em um deles, o país disparou um míssil intercontinental dizendo ser uma simulação de contra-ataque nuclear contra os EUA e a Coreia do Sul.