Cumprindo uma série de publicações que tem por objetivo a promoção da igualdade racial e o combate às desigualdades, a Diretoria de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação (DAMGI/SENAPIR), lança nesta semana o Informe de Monitoramento e Avaliação número 4.
Essa edição traz uma análise das I, II, III e IV edições das Conferências Nacionais de Igualdade Racial. A ideia é consolidar os aprendizados e subsidiar a organização, construção e normatização da V Conapir.
O boletim apresenta também um breve histórico da legislação que estabelece o racismo como crime inafiançável, da criação da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da importância da agenda governamental de enfrentamento às desigualdades raciais e da participação social por meio do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR).
Segundo a Diretor a de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação (DAMGI) Tatiana Dias, esse informe ajudará recuperar a memória de como os governos federal, estadual, municipal e sociedade civil se organizaram para conferir, propor, estruturar, incidir e avaliar as políticas públicas de promoção da igualdade racial.
“Essa reflexão é muito importante para a gente aprender com essas lições e construir um novo processo de preparação para a V Conapir, principalmente nessa nova fase com o Ministério da Igualdade Racial. Quando a gente diz que nossos passos vêm de longe, é preciso que eles estejam estruturados, acessíveis para esse compartilhamento de informações”, destaca.
A Conferência Nacional de Promoção de Igualdade Racial visa ao estabelecimento de um espaço democrático para participação social, com objetivo de discutir e deliberar sobre políticas públicas para a redução das desigualdades raciais, enfrentamento ao racismo e à violência racial e à promoção de uma sociedade mais inclusiva para a população negra.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)