Comitiva do MME visita maior mina de extração de ouro no Brasil

Além da pasta, grupo reuniu representantes do SGB e TCU

Fonte: AgênciaGov

Comitiva do MME visita maior mina de extração de ouro no Brasil -
Comitiva do MME visita maior mina de extração de ouro no Brasil -

Uma comitiva do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) visitou, nesta segunda-feira (20/11), a mina Morro do Ouro, a maior ativa para extração do ouro do Brasil, localizada em Paracatu (MG), pertencente à empresa Kinross Brasil Mineração S.A. Durante a expedição, os presentes puderam acompanhar o processo de extração e beneficiamento do minério.

“A visita à mina da Kinross, além de propiciar uma maior interação entre as equipes do MME e SGB, permitiu um conhecimento mais aprofundado do minério, das operações e das formas de relacionamento da empresa com a legislação, meio ambiente e comunidades. Também foi uma oportunidade para dialogar com o setor privado para entender seus desafios”, analisou o diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral do MME, José Luiz Ubaldino. Segundo o diretor, interações como essas são fundamentais para a melhoria da capacitação da equipe, além de estreitar relações com as empresas atuantes na mineração, a comunidade e os agentes públicos envolvidos no setor.

Durante a visita, os presentes puderam conhecer a história da mineração do ouro no município, acompanhar o processo de pesquisa e extração do ouro, feitos na maior mina de ouro a céu aberto do Brasil; entender como é feito o planejamento da produção, o processamento e o monitoramento da produção mineral e dos equipamentos. Além disso, foi possível acompanhar a forma como a empresa trata os rejeitos e como é feita a disposição nas barragens e conferir o processo de monitoramento da segurança dessas barragens, incluindo as salas de controles.

ouro no brasil
Foto: Divulgação/MME

Da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME e SGB participaram da visita o diretor do Departamento de Planejamento e Política Mineral, Breno Zaban, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, Ana Paula Bittencourt, o diretor do SGB Francisco Valdir Silveira e outros servidores da empresa pública. Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP/MME) também estavam na comitiva.

CFEM

No ano de 2023, até o momento, a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) oriunda da extração mineral em Paracatu totaliza R$ 72 milhões, sendo R$ 66,4 milhões relacionados a produção de ouro no município, pela empresa Kinross, que também produz uma pequena quantidade de prata.

Por: Ministério de Minas e Energia (MME)

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.