O serviço de catering nas companhias aéreas se resumem na preparação e embarque de refeições a serem servidas a bordo.
Na falha desse serviço, a British Airways resolveu o problema de catering substituindo a refeição original com o cardápio de uma rede de fast food.
Pedaços de frango da gigante americana KFC foram servidos no último domingo (23), no voo BA252, operado por um Boeing 777, programado para voar de Providenciales, Turks & Caicos (PLS), para Nassau, Bahamas, para Londres / Heathrow, na Inglaterra.
De acordo com os passageiros a bordo, a British Airways teve um problema de alimentação em Providenciales, pois aparentemente os carrinhos de alimentação do avião não haviam sido devidamente refrigerados, obrigando a tripulação a jogar toda a comida fora.
Conseguir um serviço de bufê totalmente novo para um voo intercontinental causaria um grande atraso. A companhia entendeu que a maioria dos passageiros preferia abrir mão do tradicional serviço de catering a esperar várias horas por uma refeição no avião.
Depois do curto voo de Providenciales para Nassau, a British Airways arranjou um serviço de catering alternativo, na forma de KFC. Relatos dão conta de que vários baldes de frango, adquiridos na lanchonete do aeroporto local, foram compartilhados pelos passageiros.
Com base nas postagens on-line, parece que os passageiros da classe executiva e econômica foram servidos com a mesma porção de frango.
“Agora, acho que a British Airways deve aos passageiros algum tipo de compensação razoável pelo inconveniente. Além disso, a companhia aérea teria carregado alguns outros tipos de salgadinhos, para quem não quer frango. Mas ainda assim, acho que isso poderia ter terminado muito pior”, diz Ben Schlappig, em artigo publicado no One Mile at Time, sobre o ocorrido.
Resumindo
A logística de catering de companhias aéreas é complicada e, às vezes, as coisas dão errado. Nesse caso, toda a comida de um voo transatlântico da British Airways havia estragado. Portanto, em vez de sofrer um grande atraso, foi tomada a decisão de operar o voo, e a companhia aérea fez o melhor que pôde com o serviço de bufê, que aparentemente veio na forma de KFC.