Chuvas no RS: Defesa Civil confirma 107 mortes

Prioridade do órgão é resgatar quem permanece ilhado

Fonte: Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Defesa Civil do RS confirma 107 mortes devido às chuvas no estado
Chuvas no RS: impactos na vida de quilombolas e pequenos agricultores. - MST - Sede da Cootap Eldorado do Sul. Foto: Divulgação MST-RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quinta-feira (9), mais duas mortes em consequência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o último dia 26. Com isso, sobe para 107 o total de óbitos confirmados. Uma morte ainda está em investigação.

Segundo o boletim mais recente do órgão estadual, divulgado às 9h de hoje, pelo menos 136 pessoas estão desaparecidas, no desastre climático já que afetou 1,47 milhão de pessoas, nos 425 municípios atingidos.

Os dados contabilizam ainda 164.583 pessoas desalojadas, que tiveram de, em algum momento, buscar abrigo nas residências de familiares ou amigos. Muitas destas seguem aguardando que o nível das águas baixe para poder retornar a suas casas.

Outras 67.542 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, sem ter para onde ir, e precisaram se refugiar em abrigos públicos municipais.

Segundo a tenente Sabrina Ribas, da comunicação da Defesa Civil estadual, a prioridade, neste momento, é concluir o resgate de pessoas que permanecem ilhadas em locais de difícil acesso e conseguir fazer com que a ajuda humanitária e os donativos cheguem aos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas. Entre os itens mais necessários, estão água mineral, roupas e alimentos.

Veja mais:

Bombeiros de Mato Grosso intensificam esforços na busca por vítimas desaparecidas no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

Helicóptero uruguaio ajuda em operações de resgate no RS

Base de Canoas recebe voos comerciais programados para Porto Alegre

Nível do Guaíba começa a descer, mas ainda está 2m acima do limite

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.