Carteira nacional do professor será entregue em outubro pelo MEC

O Ministério da Educação confirmou que a Carteira Nacional de Docente começará a ser distribuída em outubro, mês do professor, após sanção presidencial.

Fonte: CenárioMT

Carteira nacional do professor será entregue em outubro pelo MEC
Carteira nacional do professor será entregue em outubro pelo MEC - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (1º) que a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) será entregue a partir de outubro, coincidindo com o mês em que se comemora o Dia do Professor.

O projeto que cria o documento foi aprovado em regime de urgência pela Câmara dos Deputados no último dia 19 e agora aguarda a sanção presidencial, prevista para 15 de outubro. A proposta está no Projeto de Lei (PL) 41/2025 e garante validade nacional ao documento.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com Camilo Santana, a criação da carteira representa o reconhecimento à importância dos educadores na formação de todos os profissionais do país. Ele destacou que o documento é parte do programa Mais Professores para o Brasil, voltado à valorização da categoria.

Benefícios

Emitida pelo Ministério da Educação, a nova carteira concederá descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows. Além disso, cada professor poderá ter acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem cobrança de anuidade.

[Continua depois da Publicidade]

Outra vantagem é o desconto de 15% nas diárias de hotéis, resultado de uma parceria entre o MEC e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).

Cadastro

A Carteira Nacional de Docente é destinada a professores da educação pública e privada em todos os níveis de governo. Para solicitar, o profissional deve preencher o cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil, utilizando CPF e senha da conta Gov.br.

As informações serão validadas por bases oficiais, como a Receita Federal e o Censo Escolar. O tempo de emissão dependerá da atualização desses dados. Estados, municípios e o Distrito Federal deverão fornecer informações para manter a base de profissionais atualizada.

A iniciativa integra o programa Mais Professores para o Brasil, que busca valorizar e qualificar o magistério da educação básica, além de incentivar a carreira docente.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.