Brasileira com suspeita de coronavírus nas Filipinas está sem sintomas, diz embaixador do Brasil; diagnóstico sai na quarta

Fonte: G1

1 187
G1

O embaixador do Brasil nas Filipinas, Rodrigo do Amaral Souza, confirmou que uma criança brasileira de 10 anos está internada no país com suspeita de coronavírus. Segundo o embaixador, ela está bem e não apresenta sintomas no momento, mas o resultado dos exames deve ficar pronto apenas na quarta-feira (29). As informações são do Hora 1.

A criança é filha de mãe colombiana e pai brasileiro. Eles moram na cidade chinesa de Wuhan e viajaram para Filipinas de férias. Como a menina apresentou febre, a família procurou o hospital. Por precaução, toda a família está internada em isolamento.

Transmissão do vírus

O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse neste domingo que o novo coronavírus pode se espalhar antes mesmo do aparecimento de sintomas. A infecção causada pelo vírus matou 80 pessoas no país, de acordo com balanço deste domingo (26).

Segundo a Reuters, Ma afirmou ainda durante entrevista à imprensa que a capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo e reforçou as ações de contenção, que até agora incluem restrições de transporte e viagens e o cancelamento de grandes eventos, serão intensificados.

Como medida de prevenção do surto, o governo chinês anunciou no domingo que vai estender o recesso de Ano Novo até o dia 2 de fevereiro em todas as escolas do país.

Ainda neste domingo, a China anunciou uma proibição nacional da venda de animais silvestres em mercados, restaurantes e plataformas de comércio eletrônico. Acredita-se que o vírus tenha se originado no final do ano passado em um mercado na cidade chinesa de Wuhan, que vendia ilegalmente animais selvagens.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!