A Missão do Brasil junto às Nações Unidas recebeu carta do Escritório de Assuntos Militares do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas (OMA/DPO). O comunicado diplomático é um agradecimento do órgão ao Governo Brasileiro pela contribuição dos militares e dos meios empregados no Líbano durante a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).
O chefe do OMA/DPO, general Carlos Loitey, enfatizou a contribuição do Brasil para a segurança marítima do país do Oriente Médio. “Agradecemos o compromisso do Brasil com os esforços de manutenção da paz das Nações Unidas no Líbano. Vimos o excelente profissionalismo, perseverança e dedicação do pessoal naval brasileiro que serviu na UNIFIL.”
UNIFIL
A UNIFIL foi criada em 1978 e tem o propósito de manter a estabilidade na região, dando assistência ao governo libanês desde a retirada das tropas israelenses do território do país. Em 2006, teve início a FTM-UNIFIL, tendo a singularidade de ser a única missão de paz da Organização das Nações Unidas de caráter naval.
Em 2011, o primeiro navio de guerra da Marinha brasileira foi incorporado a uma missão de paz das Nações Unidas, a Fragata União. Durante esse período, cerca de 4 mil brasileiros das Forças Armadas atuaram na UNIFIL no Oriente Médio. Foram 18 participações de navios da Força Naval do Brasil.
Com informações do Ministério da Defesa