ANTT orienta sobre direitos e deveres de usuários de transporte rodoviário interestadual

Período de fim de ano aumenta o número de passageiros em deslocamento pelo país

Fonte: CenárioMT

rodoviaria mcamgo abr 160420211818 5 1
Rodoviária central de Brasília. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta quinta-feira (22) uma cartilha sobre direitos e deveres dos usuários do transporte rodoviário interestadual. O objetivo é orientar os passageiros que estarão em deslocamento durante viagens neste período de festas de fim de ano.

Entre os direitos dos usuários estão o transporte de bagagens, recebimento de indenização por dano ou extravio de bagagens e auxílio alimentação e pousada em caso de atraso ou interrupção de viagens em mais de 3 horas. De acordo com a publicação, os usuários ainda têm direito a gratuidade no transporte de criança menor de 6 anos (que não ocupe assento), não adquirir seguro facultativo complementar e direito ao seguro de responsabilidade civil contratado pela empresa.

Conforme a ANTT, o usuário ainda pode optar por receber o valor da passagem em caso de atraso da partida do veículo em mais de uma hora ou continuar a viagem em outra empresa que ofereça serviços equivalentes para o mesmo destino às custas da transportadora.

Em relação aos deveres, a publicação orienta a necessidade de portar documento oficial com foto, ficar atento aos horários e se identificar quando solicitado. O usuário ainda deve estar atento ao tamanho e peso da bagagem, não escutar som dentro do veículo sem fones de ouvido e não invadir o espaço alheio.

Com essas orientações, a autarquia espera que os usuários possam ter uma experiência agradável durante o período de festas.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.