ANAC divulga balanço final da operação de Fim de Ano

Movimentação intensa nos 18 aeroportos fiscalizados não gerou pontos de atenção no período

Fonte: AgênciaGov

ANAC divulga balanço final da operação de Fim de Ano - Foto: Divulgação
ANAC divulga balanço final da operação de Fim de Ano - Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concluiu a Operação Fim de Ano, realizada entre 19 de dezembro e 4 de janeiro, registrando movimentação intensa, mas sem pontos de atenção relativos a atrasos e cancelamentos. A pontualidade dos voos e o cumprimento regulatório das atividades durante o período mantiveram os índices regulares, reiterando a robustez do sistema de aviação civil brasileiro.

Atuando em 18 aeroportos brasileiros, 63 servidores descaracterizados verificaram o cumprimento das normas estabelecidas pela ANAC por parte das companhias aéreas e operadores aeroportuários durante a operação.

Reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados aos passageiros, a Agência continuará presente na fiscalização dos serviços aéreos, com ações remotas e presenciais nos aeroportos brasileiros ao longo de 2024.

Atuação fiscalizatória da ANAC

A fiscalização da ANAC é realizada em âmbito coletivo, focando não em situações pontuais ou específicas , mas no comportamento das empresas de forma abrangente, buscando verificar se há falha sistêmica de interpretação ou execução das normas vigentes que causem impactos aos passageiros de forma difusa.

Esta atuação busca máxima abrangência e eficácia, detectando e atuando na correção de condutas irregulares frequentes de empresas aéreas ou que decorram de políticas comerciais contrárias aos requisitos normativos da ANAC, podendo prejudicar a coletividade de passageiros sistemicamente.

Em termos mais amplos, a fiscalização da ANAC em âmbito coletivo ocorre em duas modalidades: remota e presencial. Na fiscalização remota, a ANAC monitora as interações entre empresas aéreas e consumidores na plataforma Consumidor.gov.br, verificando a existência de padrões sistêmicos e avaliando se o atendimento ao consumidor está ocorrendo de maneira adequada.

Por: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

Edição: Ailane Silva

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.