Uma reunião entre a equipe da Coordenação Geral de Uso Público e Negócios (Diman/ICMBio) e o Ministério do Turismo debateu ações de promoção de atividades sustentáveis em Unidades de Conservação (UCs) como instrumentos de integração sociocultural e geração de emprego e renda.
A reunião realizada no dia 28 de fevereiro, é parte das atividades previstas no acordo de cooperação técnica firmado com o Ministério do Turismo em dezembro, com metas para o aumento das visitações em unidades de conservação, diversificação das atividades e melhoria da infraestrutura. Com ações não só dentro das UCs, mas com reflexo no entorno. E visando também ao fortalecimento da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e turismo de base comunitária.
A reunião contou com a participação de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério do Turismo (Mtur).
Durante o encontro, entre outros assuntos, foi debatido um plano de ação. “Essa primeira reunião foi um alinhamento do plano de trabalho e definição de papéis das equipes”, afirma Carla Guaitanele, coordenadora-geral de Uso Público e Negócios. “Sabemos que o desenvolvimento da atividade turística no Brasil passa também pela soma de esforços atrelados às atribuições de diversos órgãos públicos”, finaliza.
Fabiana Oliveira, coordenadora de Desenvolvimento e Apoio à Comercialização de Produtos e Experiências do MTur, explica que o Ecoturismo é um dos segmentos que mais crescem no país e que vem ganhando destaque nas preferências dos turistas brasileiros e estrangeiros. “Concretizamos essa parceria para que possamos desenvolver o Ecoturismo de forma responsável e sustentável”, afirma.