72% dos indígenas já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19

E 82% já foram vacinados com a primeira dose

Fonte: CenarioMT

72 dos indigenas ja receberam as duas doses da vacina contra a covid 19
Ministério da Defesa

Até o momento, 82% dos indígenas brasileiros foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que representa 336.809 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde. Além disso, 72% já receberam as duas doses, ou seja, quase 295 mil indígenas imunizados. No total, foram aplicadas cerca de 630 mil doses.

A imunização está sendo feita em 408.232 indígenas maiores de 18 anos, cadastrados e acompanhados pelos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). São 20 mil profissionais envolvidos nesse trabalho, que já foram imunizados.

Para vacinar todos e chegar a locais isolados ou de difícil acesso, são utilizados helicópteros, aviões, barcos e lanchas. “No Acre, por exemplo, pode se demorar até oito dias em populações como ianomâmi. A equipe de Saúde precisa chegar e fazer busca ativa. Muitas dessas populações são nômades. Elas vão para a Venezuela e voltam para o Brasil. E a equipe tem que estar sempre atenta ali. Apesar de dispormos de vários modais de transporte, é preciso busca ativa, convencimento”, explicou o secretário especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva.

“Contamos sempre com os próprios indígenas participando disso, lideranças, caciques, pajés e muitos outros atores que permitiram que nós tivéssemos sucesso”, ressaltou o secretário. “Sem a participação dos indígenas, nós não teríamos o sucesso que nós tivemos”, completou.

A população indígena faz parte dos grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. A comunidade foi atendida, segundo o Ministério da Saúde, desde a primeira distribuição de vacinas, em janeiro deste ano.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.