Você acha que a barriga de cobra explode ao engolir um rato? Descubra no vídeo

Fonte: CenarioMT

Algumas cobras têm peçonha para matar as suas presas antes de as comerem. Outras matam as suas presas por constrição
Algumas cobras têm peçonha para matar as suas presas antes de as comerem. Outras matam as suas presas por constrição. Foto: reprodução

Todas as cobras são carnívoras e alimentam-se de outros animais, e algumas espécies comem outras cobras. Nessa caso em que vamos mostrar, a barriga de uma cobra explodiu quando ela engoliu um rato.

Existem cobras que possuem peçonha, ou seja, veneno, que é usado para matar suas presas antes de engolir. Já outras espécies, como as jiboias e sucuris, por exemplo, matam suas presas por constrição, ou seja, dão o chamado ‘abraço mortal’.

As cobras não mastigam quando comem, elas possuem uma mandíbula flexível, cujas duas partes não estão rigidamente ligadas.

Isso se dá graças ao osso quadrado que funciona como uma peça de encaixe, que quando necessário desarticula sua mandíbula para se adaptar ao tamanho de sua presa (ao contrário da crença popular, elas não desarticulam as suas mandíbulas), assim como numerosas outras articulações do seu crânio, permitindo-lhes abrir a boca de forma a engolir toda a sua presa, mesmo que ela tenha um diâmetro maior que a própria cobra.

Barriga de cobra explode ou não?

YouTube video

As cobras ficam entorpecidas, depois de comerem, enquanto decorre o processo da digestão.

A digestão é uma atividade intensa e, especialmente depois do consumo de grandes presas, a energia metabólica envolvida é tal que na Crotalus durissus, a cascavel mexicana, a sua temperatura corporal pode atingir 6 graus acima da temperatura ambiente.

Por causa disto, se a cobra for perturbada, depois de recentemente alimentada, irá provavelmente vomitar a presa para tentar fugir da ameaça.

No entanto, quando não perturbada, o seu processo digestivo é altamente eficiente, dissolvendo e absorvendo tudo exceto o pelo e as garras, que são expelidos junto com o excesso de ácido úrico.

Naja é um gênero de cobras-capelo, serpentes peçonhentas da família Elapidae (cobras). Seu habitat estende-se a toda a África, Sudoeste da Ásia, Sul da Ásia e Sudeste Asiático
Naja é um gênero de cobras-capelo, serpentes peçonhentas da família Elapidae (cobras). Seu habitat estende-se a toda a África, Sudoeste da Ásia, Sul da Ásia e Sudeste Asiático. Foto: San Diego Zoo.

Normalmente, as serpentes não costumam atacar seres humanos, mas há relatos envolvendo serpentes grandes, como pythons. Apesar de serem dóceis, existem algumas espécies particularmente agressivas, mesmo assim, a maioria não ataca seres humanos, a menos que sejam assustadas ou molestadas, preferindo evitar este contato.

Se você gostou deste post: Barriga de cobra explode ao engolir rato? Descubra no vídeo; vai gostar também de ler esta notícia: Veado escapa do bote mortal de crocodilo; VÍDEO IMPRESSIONANTE

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.