Um vídeo super fofo ganhou os olhares de muitos internautas, onde mostra uma reunião de quatro pandas sentados em volta de uma mesa. Assista abaixo.
Os pandas interagem entre si, enquanto fazem um delicioso lanche.
A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade infantil e a destruição de seu ambiente natural colocam o panda sob ameaça de extinção. A caça não representa problemas devido às rígidas leis chinesas.
A cena é muito fofa e vale a pena assistir:
O Panda
O Panda (Ailuropoda melanoleuca) pertence a ordem dos carnívoros com uma genética e sistema digestivo característicos. Porém, é um mamífero e possui hábitos herbívoros, ou seja, alimenta-se basicamente de folhas de bambus.
As características morfológicas de parentes extintos do panda sugerem que enquanto o antigo panda gigante era onívoro há 7 milhões de anos (mya), ele só se tornou herbívoro cerca de 2,4 milhões de anos atrás com o surgimento de A. microta.
O sequenciamento do genoma do panda gigante sugere que a mudança na dieta pode ter sido iniciada a partir da perda do único receptor de sabor umami T1R1/T1R3 , resultante de duas mutações de mudança de quadro nos exons.
O sabor umami corresponde a altos níveis de glutamato encontrados na carne e pode ter alterado a escolha alimentar do panda. Análises usando assinaturas químicas de ossos e dentes de pandas antigos e modernos indicam que a hiperdependência de ursos em bambu poderia ter se desenvolvido há cerca de 5 mil anos.
O panda consome, em média, de 9 a 14 kg de bambu por dia, mas devido à pouca absorção de nutrientes, característica do seu sistema digestivo ineficiente, ele tem que passar a maior parte do dia a comer e exercitar-se um pouco.
Os pandas podem alimentar-se de 25 espécies diferentes de bambus, mas a devastação das florestas limitou-os a pouca variedade em lugares mais íngremes, elevados e isolados da Ásia central.
As folhas e os brotos de bambus são ricas em proteínas.
Apesar de manterem as presas, garras, capacidade digestiva e força para caçar pequenos mamíferos, aves, peixes e ovos, os pandas raramente o fazem. A sua digestão de celulose depende de sua flora intestinal, sendo a sua genética desfavorável.
Ainda que o bambu seja rico em água (40% de seu peso, chegando a 90% no caso de brotos), o panda bebe frequentemente água de riachos ou neve derretida.
Se você gostou deste post: Luta desigual; gatos colocam cachorro para correr –vai gostar também de ler esta notícia: Inacreditável; leoa e leopardo despencam de cima de árvore durante luta implacável
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!