Prepare-se para assistir ao vídeo mais hilário e assustador da sua vida! Nele, você vai conhecer a cobra cuspideira, a expert em cuspar veneno nos olhos das suas presas e deixá-las completamente cegas. É como se ela dissesse: “Tchau, visão! Agora sou eu quem manda!”
Um vídeo em câmera lenta mostra em detalhes uma cobra cuspideira em ação. Veja o vídeo abaixo.
As imagens mostram uma cobra cuspideira de Moçambique (Hemachatus haemachatus) ou Naja mossambica, como também é conhecida. É nativa da África.
São cobras que medem entre 1 a 2 metros e geralmente são encontradas em savanas úmidas, pastagens e florestas. Sempre procuram roedores, ave, lagartos e outras serpentes menores para se alimentarem.
Sua poderosa peçonha (veneno) é composta por neurotoxina que paralisa o sistema nervoso e causa parada respiratória de suas presas (vítimas) a levando a morte.
Com o seu poderoso jato de veneno, a cobra cuspideira mira nos olhos de suas presas e as deixa praticamente cegas.
Vídeo da cobra cuspideira em ação
A Cobra
Cobra é uma denominação genérica, utilizada frequentemente na língua portuguesa como sinônimo para serpente, enquanto cobra-(de-) capelo designa serpentes (muito venenosas), da família Elapídeos, que, quando excitadas, dilatam a região cervical em jeito de capelo ou capuz de um monge (nas restantes línguas europeias, cobra designa as cobras-capelo, por truncamento a partir da palavra portuguesa).
A maior parte das cobras-capelo põe ovos e a maior parte delas os abandona pouco depois da ovoposição. No entanto, algumas espécies são ovovivíparas e retêm os ovos dentro dos seus corpos até se encontrarem prestes a nascer.
Recentemente, foi confirmado que várias espécies de cobras-capelo desenvolvem os seus descendentes completamente dentro de si, nutrindo-os através de uma placenta e um saco amniótico.
A retenção de ovos e os partos ao vivo são normalmente, mas não exclusivamente, associados a climas frios, sendo que a retenção dos descendentes dentro da fêmea permite-lhe controlar as suas temperaturas com maior eficácia do que se estes se encontrassem no exterior. (Fonte: Wikipédia).
Não perca tempo: acesse o Mundo Animal do CenárioMT agora mesmo e embarque em uma aventura selvagem sem sair de casa!