Lucas do Rio Verde – MT, 22 de Agosto de 2022, por João Ricardo. As onças-pintadas chamam a atenção das pessoas que vão visitar o Pantanal. No vídeo que segue abaixo, um incrível flagrante mostra duas onças disputando a carcaça de um animal.
O flagrante foi feito pelo biólogo e guia turístico Marcos Ardevino, no Rio Cuiabá e São Lourenço, no Parque Estadual Encontro das Águas, no município de Poconé, em Mato Grosso (MT).
A carcaça do animal está boiando e uma das onças está por ali, devorando. Em certo momento, outra onça macho aparece e inicia uma disputa pelo direito a alimentação.
O Pantanal Mato-grossense é uma das principais regiões do país para a observação da fauna brasileira.
“Aqui, os animais já se acostumaram com as embarcações e quando conseguimos reduzir o barulho, fica melhor ainda para observar”, explicou o biólogo.
Assista o flagrante da disputa entre as onças
ONÇA-PINTADA
É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.
Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus), a onça-pintada é evolutivamente mais próxima do leão (Panthera leo). Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes dessa região atualmente.
Nos Estados Unidos, por exemplo, está extinta desde o início do século XX, mas possivelmente ainda ocorre no Arizona. É encontrada principalmente em ambientes de florestas tropicais, e geralmente não ocorre acima dos 1.200 m de altitude. A onça-pintada está fortemente associada à presença de água e é notável como um felino que gosta de nadar.
As onças pintadas possuem mandíbulas excepcionalmente fortes, apresentando as mais poderosas mordidas dentre todos os grandes felinos. Isso permite que ela fure a casca dura de répteis como a tartaruga e de utilizar um método de matar incomum: ela morde diretamente através do crânio da presa entre os ouvidos, uma mordida fatal no cérebro.
É um animal crepuscular e solitário. Caça através de emboscadas, sendo um importante predador no topo da cadeia alimentar e pode comer qualquer animal que seja capaz de capturar, desempenhando um papel na estabilização dos ecossistemas e na regulação das populações de espécies de presas.
Porém, tem preferência por grandes herbívoros, podendo atacar o gado doméstico.
Se você gostou deste post: Veja onças disputando carcaça de animal; INCRÍVEL – vai gostar também de ler esta notícia: Veja o momento em que sucuri devora os próprios filhotes
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!