Veja o resgate da cobra caninana que ficou presa

Fonte: CenarioMT

Ainda de acordo com o especialista, era uma sucuri fêmea com mais de 20 anos e ainda com alto poder de reprodutivo.
Ainda de acordo com o especialista, era uma sucuri fêmea com mais de 20 anos e ainda com alto poder de reprodutivo.

Lucas do Rio Verde – MT, 18 de Agosto de 2022, por João RicardoÁgeis, as cobras conseguem circular por diversas superfícies e até escalam árvores, muro ou outros objetos a procura de abrigo. Em uma situação dessas, uma cobra caninana precisou ser resgatada, após ficar presa entre um cano e uma parede.

O caso do resgate da cobra caninana aconteceu na quarta-feira (17), no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina (SC).

O biólogo Gilberto Ademar Duwe, conhecido por Biólogo Giba, foi quem fez o resgate da cobra caninana, que e meteu em uma enrascada.

“Vou pegar o animal e levá-lo a um lugar que ela possa viver em segurança”, relatou Giba, durante o resgate da caninana.

Assista aos vídeos do resgate da caninana

Sobre as cobras Caninanas

As Cobras Caninana (Spilotes pullatus) são serpentes da família Colubridae, característica da América Central e América do Sul, que também ocorre em Trinidad e Tobago. A caninana pode atingir cerca de 2,5 metros de comprimento e é bastante rápida e ágil.

Apesar da fama de ser uma cobra brava, a caninana está longe de ser perigosa. Ela geralmente é mansa, podendo fugir quando avistada. Ela pode até morder, mas não é peçonhenta. Alimenta-se principalmente de roedores arborícolas e pequenas cobras. É conhecida também como arabóia, cobra-tigre, iacaninã, jacaninã.

Essa espécie possui a cor da pele amarelada com grandes manchas pretas, que o torna muito apreciada por fotógrafos e fãs de animais.

Pode atingir um tamanho de 2,5 metros de comprimento, e possui uma dentição áglifa, que não possui presas inoculadoras de veneno, o que faz dessa espécie não peçonhenta. Ela também possui um caráter solitário, ou seja, é bem improvável que se encontre um ninho de serpente dessa espécie.

A distribuiçáo dessa espécie se estende por quase toda América central e latina. No brasil ela pode ser vista do litoral nordestino ao Amazonas, principalmente nos estados (Rio Grande do Sul, Goiás, Pará, Sergipe, Ceará, Piauí, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba).
Caninana se alimenta de roedores, anfíbios e pequenos mamíferos — Foto: Arquivo TG

Essa serpente possui um hábito semi arborícola, noturno, e alimenta de animais pequenos como sapos, lagartos e anfíbios em geral. Na presença humana tem o costume de fugir, entretanto possui caráter agressivo atacando animais maiores e mais fortes por sistema de defesa. Quando importunada infla o pescoço, arma o bote e ataca o oponente mordendo-o.

Se você gostou deste post: Veja o resgate da cobra caninana que ficou presa – vai gostar também de ler esta notícia: Cobra sucuri da largura da estrada? Veja no vídeo

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.