Durante 22 dias Haroldo Bauer – O Rei das Serpentes – juntamente com sua equipe, esteve acompanhando os passos dados por um casal de gambás. O resultado foram flagrantes lindíssimos desses animais na natureza.
Um dos momentos mais impressionantes, sem dúvida, foi quando um dos gambás foi flagrado predando, nada menos, que uma perigosíssima cobra cascavel. Toda filmagem aconteceu no sertão de Pernambuco.
Uma prévia do documentário sobre o comportamento dos gambás, está disponível no canal do Rei das Serpentes, na plataforma YouTube.
Muito ágil, o gambá consegue driblar as investidas da cobra e a domina, mesmo levando alguns botes. O gambá é um dos poucos animais que são imunes à peçonha (veneno) das cobras cascavéis.
Após conseguir dominar a oponente, o gambá começa devorá-la pela cabeça. Logo depois que a cobra está abatida, outro gambá aparece para desfrutar do banquete.
Gambás devoram cobra cascavel
Quem são os gambás?
Mamíferos marsupiais (possuem um marsúpio, espécie de bolsa em que os filhotes terminam seu desenvolvimento), os gambás pertencem à família Didelphidae.
Apesar te terem o corpo parecido com ratos, por exemplo, os gambás não são roedores. São animais que possuem corpo maciço, focinho alongado, membros curtos, orelhas desenvolvidas e uma cauda preênsil.
Quatro espécies de gambás foram registradas em território brasileiro.
Esses animais possuem habito noturno, vivem em árvores e também no solo. Sua alimentação é baseada em ovos, frutos e outros animais.
Os gambás possuem patas anteriores com unhas bastante afiadas. As patas posteriores, por sua vez, têm cada uma, dedo oponível aos outros, o que também ajuda o animal a se segurar. Os gambás possuem ainda caninos grandes, porém não são considerados animais agressivos.
Quando se sentem ameaçados, os gambás abrem a boca e mostram seus dentes e emitem um som característico, de modo a deixar em alerta possíveis predadores.
Outra estratégia utilizada pelo gambá para enganar predadores, é a chamada tanatose, ou seja, e fingem de mortos, ficam imóveis e diminuem sua frequência cardíaca e respiratória.
Quando ameaçados, os gambás podem ainda liberar todo seu conteúdo intestinal e uma secreção odorífera de glândulas anais.
Se você gostou deste post: Veja momento em que gambás devoram cobra cascavel– vai gostar também de ler esta notícia: Corajoso ou imprudente? homem pega cobra coral-verdadeira
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!