Veja lindo flagrante de tatupeba carregando filhote

Fonte: CenarioMT

O tatupeba é o maior dos eufractíneos, que também contém os tatus-peludos; na verdade, é o terceiro maior tatu depois do tatu-canastra e do tatu-de-quinze-quilos
O tatupeba é o maior dos eufractíneos, que também contém os tatus-peludos; na verdade, é o terceiro maior tatu depois do tatu-canastra e do tatu-de-quinze-quilos

Conhecido por ser um excelente escavador,  tatupeba constrói tocas no solo para viver e procurar suas presas. Tem ainda a fama de ser papa defunto, ao fato de se alimentar também de animais mortos.

Porém, uma cena que chamou a atenção do Rei das Serpentes – Haroldo Bauer – em uma de suas aventuras pelo sertão pernambucano, foi ver uma mamãe tatupeba carregando o filhote na boca.

De acordo com Bauer, a tatupeba estava levando de volta o filhote para sua toca. O danadinho do filhote queria sair perambulando pela noite.

O vídeo gravado por Haroldo já ultrapassou as 700 mil visualizações e rendeu inúmeros comentários, no YouTube.

Mamãe peba leva seu filhote de volta para casa

YouTube video

Saiba mais sobre o tatupeba

O tatupeba habita savanas, florestas primárias e secundárias, cerrados, matagais e florestas decíduas.

Pode se adaptar a uma variedade de habitats; pode até ocorrer em terras agrícolas e foi registrado a 1. 600 metros (5 200 pés) acima do nível do mar. Um estudo no sudeste do Brasil estimou a densidade populacional em 0,14 indivíduos por hectare.

O mesmo estudo mostrou que o tatupeba frequentemente se desloca e é deslocado pelo simpátrico tatu-de-rabo-mole-pequeno; isso foi considerado útil em sua coexistência.

O tatupeba tem uma ampla distribuição na América do Sul, do Brasil e sul do Suriname no nordeste através da Bolívia, Paraguai e Uruguai norte e Argentina no sudeste. Sua presença no Peru é duvidosa.

O tatupeba é o maior dos eufractíneos, que também contém os tatus-peludos; na verdade, é o terceiro maior tatu depois do tatu-canastra e do tatu-de-quinze-quilos. Esse tatu tem normalmente entre 40 e 50 centímetros (16 e 20 polegadas) de comprimento da cabeça e do corpo e pesa de 3,2 a 6,5 quilos (7,1 a 14,3 libras).

O tatupeba difere dos demais da subfamília dos eufractíneos, que também contém os tatus-peludos, por ter uma cabeça estreita e seis a sete bandas móveis na carapaça
O tatupeba difere dos demais da subfamília dos eufractíneos, que também contém os tatus-peludos, por ter uma cabeça estreita e seis a sete bandas móveis na carapaça. Foto: Charles J. Sharp

A carapaça é de amarelo claro a marrom avermelhado (embora não seja em um tom escuro de marrom ou preto), marcada por escamas de igual comprimento e escassamente coberta por pelos semelhantes a cerdas amareladas a brancas – ao contrário dos tatus-peludos, que são cobertos por pelos densos.

Se você gostou deste post: Você já viu a cobra que sangra pelos olhos? CONFIRA – vai gostar também de ler esta notícia: Pescadores fazem emocionante resgate de cobra sucuri

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.