Um tuiuiú foi resgatado por uma professora em área urbana de Porto Alegre do Norte, a 1.143 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (25). A ave foi encontrada mancando e com sinal de que havia levado um tiro de arma de fogo, o que machucou uma das asas.
Casal de tuiuiús é fotografado em ninho protegendo os três filhotes
Professora registra resgate emocionante de tuiuiú baleado
A professora Rosivania de Queiroz Ribeiro estava a caminho do colégio onde trabalha quando viu a ave andando por uma estrada de chão. Ela contou que, a princípio, o tuiuiú parecia estar bem, mas, ao se aproximar, viu que ele estava machucado, fraco e com sinais de desidratação.
“Sou bióloga, então cheguei na escola e comentei com os professores sobre a situação. Foram cerca de duas horas até fazermos o resgate, então fiquei preocupada em chegar no local e não encontrá-lo mais”, contou.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para fazer o resgate da ave. Com o auxílio de ferramentas e caixa de transporte, o tuiuiú foi encaminhado para clínica veterinária na cidade de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, onde recebe tratamento.
Tuiuiú é resgatado de área de risco em Lucas do Rio Verde
Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), o animal foi encaminhado à unidade com sinais de curativos antigos. A ferida do tiro deve ter ocorrido há pelo menos uma semana, conforme a veterinária que acompanha o caso. Até o momento não há informações de soltura, mas a ave vem sendo medicada com analgésico, anti-inflamatório, antibiótico e fluidoterapia para corrigir a desidratação.
Rosivania disse que é muito triste para ela ver um animal sofrendo por causa de ações humanas e que, por isso, casos semelhantes devem ter maior vigilância.
“Acho que os animais merecem todo o respeito, então me senti muito triste e na obrigação de fazer alguma coisa. Quando ele foi resgatado, fiquei muito agradecida por ter proporcionado uma nova chance a ele”, concluiu.
O tuiuiú é considerada uma ave símbolo do Pantanal Mato-grossense. A espécie é ameaçada de extinção por conta da destruição do habitat, da caça e da captura ilegal.