Tatupeba devora um lagarto; VÍDEO INCRÍVEL

Fonte: CenarioMT

O tatupeba habita savanas, florestas primárias e secundárias, cerrados, matagais e florestas decíduas
O tatupeba habita savanas, florestas primárias e secundárias, cerrados, matagais e florestas decíduas.

Mais um belíssimo flagrante feito por Haroldo Bauer O Rei das Serpentes – durante as noites no sertão pernambucano, mais precisamente no município de Serra Talhada. No vídeo, um tatupeba devora um lagarto.

O tatupeba é conhecido por ser um animal que se alimenta de carniças. Sua dieta também é composta por pequenos invertebrados, insetos, formigas, e frutas.

Diferentes estudos registraram diferentes padrões de atividade para o tatupeba – alguns o consideram diurno (ativo principalmente durante o dia), enquanto outros mostram que é noturno (ativo principalmente à noite). É um animal alerta; ao contrário de outros tatus, foge ao perceber o perigo e morde se for manuseado.

YouTube video

Saiba mais sobre o tatupeba

tatupeba (nome científico: Euphractus sexcinctus), também conhecido como papa-defuntopebapeludotatu-cascudotatu-de-mão-amarelatatu-peludotatupeva e tatupoiú é um tatu da América do Sul encontrado em grande parte do Brasil, norte da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Suriname.

Único membro existente de seu gênero, foi descrito pela primeira vez pelo zoólogo sueco Carlos Lineu em 1758. Tem normalmente entre 40 e 50 centímetros de comprimento da cabeça e do corpo e pesa 3,2 a 6,5 quilogramas (7,1 a 14,3 libras).

A carapaça (concha dura no dorso) é de amarelo pálido a marrom avermelhado, marcada por escamas de igual comprimento e escassamente coberta por pelos amarelados a brancos semelhantes a cerdas. Possui seis ou oito cintas de placas móveis e sua cabeça é cônica e achatada.

O tatupeba é o maior dos eufractíneos, que também contém os tatus-peludos; na verdade, é o terceiro maior tatu depois do tatu-canastra e do tatu-de-quinze-quilos
O tatupeba é o maior dos eufractíneos, que também contém os tatus-peludos; na verdade, é o terceiro maior tatu depois do tatu-canastra e do tatu-de-quinze-quilos

Os pés dianteiros têm cinco dedos distintos, cada um com garras moderadamente desenvolvidas. Tem cerca de 5 subespécies, cada uma com determinadas variações na sua aparência.

Os tatupebas são escavadores eficientes e formam tocas para viver e procurar presas. É alerta e principalmente solitário. Onívoro, se alimenta de insetos, formigas, carniça e material vegetal. Devido à sua visão deficiente, confiam no olfato para detectar presas e predadores.

Se você gostou deste post: Tatu-peba devora um lagarto; VÍDEO INCRÍVEL – vai gostar também de ler esta notícia: Veja o momento em que o jacaré escapa da morte

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!