Tamanduás travam batalha épica em meio a estrada; Vídeo impressionante

Fonte: CenarioMT

tamandua

Dois tamanduás foram flagrados travando uma verdadeira batalha épica em meio a uma estrada. Uma briga e tanto, tendo em vista que os tamanduás possuem garras poderosas e super afiadas, que arrancaria o pedaço do outro facilmente.

Além da briga de tirar o fôlego, o que chama a atenção também é o barulho que os tamanduás fazem durante a batalha.

Dificilmente alguém iria  se meter nessa briga e separar os oponentes.

YouTube video

O Tamanduá

Mirmecofagídeos (nome científico: Myrmecophagidaeé uma família de mamíferos pertencentes à ordem Pilosa, conhecidos popularmente por tamanduás ou papa-formigasVivem nas florestas e savanas das Américas Central e do Sul, desde o Belize até a Argentina.

Alimentam-se de formigas e principalmente de cupins, que retiram dos cupinzeiros com a sua longa língua – chega a ter 50 centímetros de comprimento – alojada dentro de um focinho também afunilado. Para desfazer os cupinzeiros, os tamanduás têm garras fortes e curvas nas patas dianteiras, que lhes dificultam o andar.

O peso do tamanduá-bandeira adulto pode atingir quarenta e cinco quilogramas e seu comprimento, 1,80 metros, incluindo a cauda, que pode chegar à metade desse tamanho.

Este tipo de tamanduá, o Myrmecophaga tridactyla, se encontra na categoria de Vulnerável A2cd (IUCN e MMA) pela perda de seu habitat. Suas fêmeas têm um único filhote por ano, muito pequeno e frágil, que é carregado nas costas da mãe até cerca de um ano de idade, tornando-se, assim, muito vulneráveis aos predadores. Outro grande problema que pode afectá-los é a destruição do seu habitat. (Fonte: Wikipédia).

Espécie tem perdido espaço no seu habitat natural devido à dificuldade de encontrar comida frente à redução das matas, especialmente no Cerrado e no Pantanal. Na foto, registro do animal no interior paulista. Foto: Luiz Carlos Rocha Flickr 2008
Espécie tem perdido espaço no seu habitat natural devido à dificuldade de encontrar comida frente à redução das matas, especialmente no Cerrado e no Pantanal. Na foto, registro do animal no interior paulista. Foto: Luiz Carlos Rocha Flickr 2008

Se você gostou deste post:     – vai gostar também de ler esta notícia: Onça parda morre ao ser atropela por motocicleta em Mato Grosso

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.