Surpresa! onça preta aparece na estrada e surpreende motorista

Fonte: CenarioMT

A onça-preta, também conhecida por jaguar-preto, é uma variação melânica da onça-pintada (ou jaguar)
A onça-preta, também conhecida por jaguar-preto, é uma variação melânica da onça-pintada (ou jaguar). Foto: reprodução

Uma onça preta apareceu na estrada e surpreendeu motorista e passageira de um carro. Veja no vídeo abaixo.

A onça preta ou pintada se difere apenas pelo nome, pois são da mesma espécie, ou seja, a Panthera onça.

A onça-preta ou pantera negra, é caracterizada por possuir o pelo escuro, graças a uma mutação genétia que a torna um felino melânico.

“O melanismo é uma mutação que eleva a produção de melanina – proteína presente no corpo responsável pela pigmentação preta. Com isso, os indivíduos apresentam cor predominantemente escura na superfície do corpo (seja pele, pelagem ou plumagem) em relação ao padrão de cor típico da espécie”, explica o biólogo e coordenador científico do Onçafari, Eduardo Fragoso ao G1.

A onça-pintada

A onça-pintada (Panthera onça) é a rainha do Pantanal, ao passo que está no topo da cadeia alimentar, sendo o animal considerado o mais incrível superpredador.

Porém, o maior desafio desses maravilhosos felinos é sobreviver em espaços cada vez menores por conta do desmatamento e destruição de seu habitat natural.

De grande porte, a onça-pintada pode chegar a mais de 150 quilos e comprimento entre 1,12 a 1,85 metros. Ao contrário dos leopardos, as onças têm cauda mais curta. Outra diferencia entre eles é o padrão de manchas na pele e pelo maior tamanho.

Além de possuir uma força excepcional, a onça-pintada é a que possui maior poder em suas mordidas, entre os grandes felinos do planeta. O que dá a esses animais, a possibilidade de perfurar facilmente casco de tartarugas e crânios de suas presas.

onca pintada pantanal.jpg.
Parque Encontro das Águas, no distrito de Porto Jofre, é o ponto de maior avistamento de onças no mundo – Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

Geralmente solitária, principalmente os machos, as onças caçam através de emboscadas, sendo um importante predador no topo da cadeia alimentar e pode comer qualquer animal que seja capaz de capturar, desempenhando um papel na estabilização dos ecossistemas e na regulação das populações de espécies de presas.

Se você gostou deste post: O dia em que a onça se deu mal ao tentar pegar um porco-espinho  – vai gostar também de ler esta notícia: Cachorro caramelo viraliza ao tomar banho de forma inusitada

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.