Sapo desafia a morte ao pegar carona em cobra?

Fonte: CenarioMT

Um anuro é qualquer membro de um grupo diversificado e amplamente carnívoro de anfíbios que compõem a ordem Anura
Um anuro é qualquer membro de um grupo diversificado e amplamente carnívoro de anfíbios que compõem a ordem Anura

Uma cena, digamos: “um tanto inusitada” tem chamado a atenção nas redes sociais nesta semana. Um sapo pegou carona no lombo de uma cobra e fez um passeio tranquilamente, ou desafiou a morte?

Em buscas de mais informações sobre a cena, o CenárioMT entrou em contato com o renomado Biólogo Henrique Abrahão – O Biólogo das Cobras – onde o mesmo relata que: “trata-se de um vídeo antigo, onde muitas pessoas relatam lugares diferentes de onde aconteceu. Mas não se sabe ao certo onde o vídeo foi gravado. Chegaram até dizer que a cobra que aparece no vídeo é uma sucuri, mas na verdade trata-se de uma píton“, relatou Abrahão.

Em relação ao comportamento dos animais na cena, o especialista esclarece que: “essa cobra píton é domesticada e, certamente ele (tutor) colocou o sapo em cima da cobra enquanto ela estava no jardim. A cobra se movimento com o sapo e ele filmou”, acrescentou Henrique.

Sapo passeia no jardim em cima de cobra píton

Sapo ou anuro?

Um anuro é qualquer membro de um grupo diversificado e amplamente carnívoro de anfíbios que compõem a ordem Anura (literalmente “sem cauda” no grego antigo).

A ordem inclui sapos, rãs e pererecas. O mais antigo fóssil “proto-anuro” apareceu no início do Triássico de Madagascar, mas a datação do relógio molecular sugere que suas origens podem se estender ainda mais para o Permiano, há 265 milhões de anos.

A maioria dos anuros adultos são caracterizados por um corpo curto, olhos salientes, língua inserida anteriormente, membro posterior mais longo do que anterior e a ausência de cauda.

Na água, os pés traseiros pregueados fornecem uma área de superfície maior para empurrar para trás na água. Os membros inferiores menores ajudam a dirigir quando o sapo está nadando e absorvem o choque de aterrissar após um salto em terra
Na água, os pés traseiros pregueados fornecem uma área de superfície maior para empurrar para trás na água. Os membros inferiores menores ajudam a dirigir quando o sapo está nadando e absorvem o choque de aterrissar após um salto em terra .Foto: José Reynaldo da Fonseca.

O anuros são amplamente distribuídos, indo desde os trópicos até regiões subárcticas, mas a maior concentração de diversidade de espécies está em florestas tropicais. Existem mais de 6.300 espécies registradas, representando cerca de 88% das espécies de anfíbios existentes.

Eles também são uma das cinco ordens de vertebrados mais diversas. No entanto, populações de certas espécies estão em declínio significativo.

Se você gostou deste post: Sapo desafia a morte ao pegar carona em cobra? – vai gostar também de ler esta notícia: Veja enorme cobra sucuri dormindo no barranco

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.