Sacola de mercado é confundida com leão; FOTO

Fonte: CenarioMT

O fato é que a sacola estava estampada com uma imagem de um leão. Pessoas que passavam pelo local se assustaram e acionaram o Serviço de Vida Selvagem.
O fato é que a sacola estava estampada com uma imagem de um leão. Pessoas que passavam pelo local se assustaram e acionaram o Serviço de Vida Selvagem. Foto: Kenya Wildlife Service/Reprodução

Uma sacola de supermercado foi confundida com um leão, ao ser deixada praticamente camuflada em uma cerca viva de uma residência no Quênia.

O fato é que a sacola estava estampada com uma imagem de um leão. Pessoas que passavam pelo local se assustaram e acionaram o Serviço de Vida Selvagem.

Segundo responsáveis pelo caso, a equipe de resgate ao animal chegou rápido e começaram os processos para tirar o leão do local sem ferir ninguém.

Logo que estava em uma distância segura, a equipe percebeu que na verdade não havia um leão de verdade no local, mas sim, a sacola em meio a vegetação.

“Apesar de ser um alarme falso, elogiamos o público por acionar um alarme para mitigar um possível conflito”, disse a equipe de resgate.

O Leão

leão (Panthera leo) é uma espécie de mamífero carnívoro do gênero Panthera e da família Felidae. A espécie é atualmente encontrada na África subsaariana e na Ásia, com uma única população remanescente em perigo, no Parque Nacional da Floresta de Gir, Gujarat, Índia.

Foi extinto na África do Norte e no Sudoeste Asiático em tempos históricos, e até o Pleistoceno Superior, há cerca de 10 000 anos, era o mais difundido grande mamífero terrestre depois dos humanos, sendo encontrado na maior parte da África, em muito da Eurásia, da Europa Ocidental à Índia, e na América, do Yukon ao México.

É uma dos quatro grandes felinos, com alguns machos excedendo 250 quilogramas em peso, sendo o segundo maior felino recente depois do tigre.

A pelagem é unicolor de coloração castanha, e os machos apresentam uma juba característica. Uma das características mais marcantes da espécie é a presença de um tufo de pelos pretos na cauda, que também possui uma espora.

Habita preferencialmente as savanas e pastagens abertas, mas pode ser encontrado em regiões mais arbustivas. É um animal sociável que vive em grupos que consiste das leoas e suas crias, o macho dominante e alguns machos jovens que ainda não alcançaram a maturidade sexual. A dieta consiste principalmente de grandes ungulados e possuem hábitos noturnos e crepusculares, descansando e dormindo na maior parte do dia.

Leões vivem por volta de 10-14 anos na natureza, enquanto em cativeiro eles podem viver por até 30 anos. Alguns animais desenvolveram o hábito de atacar e devorar humanos, ficando conhecidos como “devoradores de homens”.

A espécie está classificada como “vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), e sofreu um declínio populacional de 30-50% nas últimas duas décadas no território africano.

Na Ásia, o leão está confinado a uma única área protegida e sua população é estável, mas está classificado como “em perigo”, já que a população não passa de 350 animais. Entre as ameaças, a perda de habitat e os conflitos com humanos são as principais razões de preocupação na sua conservação.

Por centenas de anos, o leão tem sido usado como símbolo de bravura e nobreza em diversas civilizações e culturas da Europa, Ásia e África. Está amplamente representado em esculturas, pinturas, bandeiras nacionais, brasões, e em filmes e na literatura contemporâneos.

Se você gostou deste post: Sacola de mercado é confundida com leão; FOTO  – vai gostar também de ler esta notícia: Rei das Serpentes salva cobra cascavel; ASSISTA

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.