Uma cobra píton exótica foi confundida com uma cobra jiboia e foi solta por agentes da Defesa Civil no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.
De acordo com o Biólogo Henrique Abrahão – O Biólogo das Cobras – o desequilíbrio ecológico que a cobra píton pode causar é imensurável.
“O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, mas também é o país onde se menos se respeita a biodiversidade. A cobra píton tem um potencial invasor imenso e onde ele chega, 95% da biodiversidade vai para o ‘beleléu’. Ela destrói tudo mesmo”, comentou o especialista.
As pítons são consideradas as maiores não peçonhentas do mundo, sendo encontradas na Ásia e África. No Brasil elas não ocorrem naturalmente, sendo trazidas por criadores legalizados ou clandestinamente.
O problema, de acordo Biólogo Henrique, está justamente no fato de essas cobras, que não são endêmica da biodiversidade brasileira, serem soltas na natureza. Com alto grau de reprodução, o numero de serpentes podem crescer descontroladamente e não ter inimigo natural que prede. Outro fator é que são cobras que se adaptam facilmente em qualquer ambiente.
A maior píton
A maior píton registrada no mundo até então é a píton-reticulada (Python reticulatus), sendo encontrada no Sudeste da Ásia. Não são cobras venenosas e matam suas presas por constrição. Há registros de que pessoas foram engolidas por essas cobras na Ásia.
Com alto grau de adaptação em qualquer ambiente, a píton pode se espalhar facilmente em qualquer parte do mundo, o que pode influenciar no desequilíbrio ecológico da localidade.
Podendo chegar a até 160 quilos, a píton pode ultrapassar os 7 metros. De acordo com o Guinness Book of Records, o animal mais longo da espécie a ser oficialmente medido e registrado foi “Medusa”, de 7,62 metros. Medusa pesa 158,8 quilogramas. Outra serpente, “Twinkie”, media aproximadamente 6 metros e pesava quase 158,7 quilos. Um exemplar que supostamente ultrapassará Medusa em comprimento, é “Samantha” de 6 metros e 136 quilos mas como tem apenas 6 anos pode superar Medusa.
Se você gostou deste post: Enorme cobra sucuri atravessa estrada e encanta casal –vai gostar também de ler esta notícia: Pescadores se surpreendem com tamanho da cobra sucuri
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!