Píton e leopardo travam épica batalha em meio a savana

Nativo da fauna Africana e Asiática, o leopardo divide com o leão, o tigre e a onça-pintada, a fama dos cinco maiores felinos do gênero Panthera

Fonte: CenarioMT

Nativo da fauna Africana e Asiática, o leopardo divide com o leão, o tigre e a onça-pintada, a fama dos cinco maiores felinos do gênero Panthera. Sendo ele subdivido em 14 subespécies.
Nativo da fauna Africana e Asiática, o leopardo divide com o leão, o tigre e a onça-pintada, a fama dos cinco maiores felinos do gênero Panthera. Sendo ele subdivido em 14 subespécies.

Uma gigante cobra píton e uma audacioso leopardo foi flagrados travando uma épica batalha em meio a savana asiática. As imagens abaixo são de tirar o fôlego.

Para escapar do ‘abraço mortal’ da maior cobra do mundo, o leopardo usou toda sua astucia herdada dos felinos, e com reflexo rápidos, consegue driblar as investidas da píton.

Foram alguns minutos de muita tensão. Porém, infelizmente o vídeo não mostra o final dessa eletrizante briga de gigantes.

YouTube video

A maior píton

A maior píton registrada no mundo até então é a píton-reticulada (Python reticulatus), sendo encontrada no Sudeste da Ásia. Não são cobras venenosas e matam suas presas por constrição. Há registros de que pessoas foram engolidas por essas cobras na Ásia.

Com alto grau de adaptação em qualquer ambiente, a píton pode se espalhar facilmente em qualquer parte do mundo, o que pode influenciar no desequilíbrio ecológico da localidade.

Podendo chegar a até 160 quilos, a píton pode ultrapassar os 7 metros. De acordo com o Guinness Book of Records, o animal mais longo da espécie a ser oficialmente medido e registrado foi “Medusa”, de 7,62 metros. Medusa pesa 158,8 quilogramas. Outra serpente, “Twinkie”, media aproximadamente 6 metros e pesava quase 158,7 quilos. Um exemplar que supostamente ultrapassará Medusa em comprimento, é “Samantha” de 6 metros e 136 quilos mas como tem apenas 6 anos pode superar Medusa.

Ataques em humanos são raros, mas esta espécie de cobra píton tem sido responsável por várias fatalidades humanas, tanto na vida silvestre quanto em cativeiro
Ataques em humanos são raros, mas esta espécie tem sido responsável por várias fatalidades humanas, tanto na vida silvestre quanto em cativeiro. Foto: divulgação/Wikipédia.

Saiba mais sobre o Leopardo

Nativo da fauna Africana e Asiática, o leopardo divide com o leão, o tigre e a onça-pintada, a fama dos cinco maiores felinos do gênero Panthera. Sendo ele subdivido em 14 subespécies.

Com peso que pode chegar até 90 quilos, o leopardo mede de 1,30 a 1,67 metros de comprimento, com altura de até 70 centímetros. As fêmeas são menores e têm cerca de dois terços do tamanho do macho.

Bastante parecido com a onça-pintada, o leopardo difere por sua agilidade ao correr atrás de uma presa, podendo ultrapassar os 60 quilômetros por hora. Já a onça usa, em geral, a emboscada para atacar.

A pelagem do leopardo é amarela, coberta por pequenas manchas redondas de coloração preta. O leopardo possui uma longa cauda, que o ajuda a manter o equilíbrio ao subir em árvores, pois costuma devorar suas presas no alto.

O leopardo também conhecido informalmente pela denominação de "onça" em Angola
É também conhecido informalmente pela denominação de “onça” em Angola. Foto: tropicaLiving – Jessy Eykendorp.

Se você gostou deste post:  vai gostar também de ler esta notícia: Interessante! Especialista explica como se forma o guizo da cobra cascavel

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.