Píton é flagrada regurgitando galinha em cena surpreendente

Vídeo viral confunde internautas que acreditavam ser uma sucuri, mas o registro revela a impressionante estratégia de defesa da píton, uma serpente exótica que não pertence à fauna brasileira.

Fonte: CenarioMT

Vídeo viral confunde internautas que acreditavam ser uma sucuri, mas o registro revela a impressionante estratégia de defesa da píton, uma serpente exótica que não pertence à fauna brasileira.

É cena para ficar boquiaberto! Um vídeo que circula nas redes sociais tem causado alvoroço ao mostrar uma cobra regurgitando uma galinha inteira, deixando milhares de internautas intrigados.

Muitos chegaram a afirmar que se tratava de uma sucuri, mas a estrela deste registro inusitado é, na verdade, uma píton, serpente nativa de outros continentes e que, ao contrário da sucuri, não faz parte da fauna brasileira.

O comportamento curioso da píton ao “devolver” a refeição tem uma explicação. Sentindo-se ameaçada, a cobra opta por regurgitar a presa para ganhar mais agilidade e escapar do perigo.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

Com o estômago vazio, ela fica mais leve, rápida e pronta para fugir de predadores ou situações de risco. E cá entre nós: não deve ser fácil fazer uma digestão tranquila quando tem gente filmando, né?

Momento inusitado: píton cospe galinha e prova que até as gigantes precisam fugir

Conheça a píton

As pítons são serpentes constritoras (ou seja, não são peçonhentas) e estão entre as maiores do mundo, podendo ultrapassar os 6 metros de comprimento, dependendo da espécie. Originárias da Ásia, África e Oceania, essas cobras são especialistas em capturar presas de médio a grande porte, como aves, roedores e até mamíferos de bom porte.

Assim como as sucuris, elas matam suas presas por constrição, enrolando seus corpos musculosos ao redor da vítima e impedindo a respiração.

Ataques em humanos são raros, mas esta espécie de cobra píton tem sido responsável por várias fatalidades humanas, tanto na vida silvestre quanto em cativeiro
Ataques em humanos são raros, mas esta espécie tem sido responsável por várias fatalidades humanas, tanto na vida silvestre quanto em cativeiro. Foto: divulgação/Wikipédia.

Apesar do tamanho impressionante e da força bruta, as pítons são animais discretos, que preferem evitar confrontos. Quando se sentem ameaçadas, podem adotar estratégias como o regurgitamento — algo que, além de curioso, é vital para sua sobrevivência.

Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter | DRT: 0001686-MT