Pescador é cercado por manada de porcos-do-mato e vídeo viraliza

Edilson Barbosa viveu momentos de tensão ao ser surpreendido por um grupo de queixadas, conhecidos por seu comportamento imprevisível

Fonte: CenarioMT

porco do mato

O que era para ser um dia tranquilo de pescaria se transformou em uma experiência digna de filme de sobrevivência para Edilson Cruz Barbosa, um pescador de Campo Verde, a 139 km de Cuiabá (MT).

Durante uma expedição na zona rural, ele se viu cercado por uma manada de porcos-do-mato – também conhecidos como queixadas – animais famosos por sua força, ferocidade e comportamento imprevisível.

Pescador fica cara a cara com manada de queixadas em mato grosso

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

Uma visita inesperada na mata 

Enquanto apreciava o ambiente natural próximo a um rio, Edilson percebeu um som peculiar vindo da vegetação. Antes que pudesse reagir, estava completamente cercado pelos porcos, que grunhiam alto e demonstravam sinais de alerta.

Sem outra alternativa, ele rapidamente subiu em uma cerca para evitar um possível ataque e registrou toda a cena em vídeo.

O terror dos pescadores 

Os queixadas, diferentemente dos javalis, vivem em grandes bandos e possuem um forte senso de grupo, o que os torna ainda mais temidos. Quando se sentem ameaçados, podem reagir de forma agressiva, avançando em grupo contra predadores ou invasores de seu território.

Os porcos-do-mato são animais importantes para o meio ambiente, pois ajudam na dispersão de sementes e na manutenção da vegetação.

No vídeo, que viralizou nas redes sociais e já soma milhares de visualizações, Edilson tenta, sem sucesso, afugentar os animais, enquanto um seguidor brinca nos comentários: “Se postou, é porque tá vivo!”

Especialistas alertam que, ao avistar um grupo de queixadas, a melhor estratégia é manter distância e evitar qualquer atitude que possa ser interpretada como uma ameaça. Felizmente, Edilson saiu ileso dessa experiência selvagem – e com uma história para contar (e viralizar!).

Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter | DRT: 0001686-MT