Perigo; cobra caninana é encontrada dentro do berço de bebê

Fonte: CenarioMT

A cobra caninana se difere das demais cobras não peçonhentas, como a jiboia, por exemplo, pela sua cor amarelada e manchas pretas.
A cobra caninana se difere das demais cobras não peçonhentas, como a jiboia, por exemplo, pela sua cor amarelada e manchas pretas. Foto: reprodução/@Gilberto Ademar Duwe.

O Biólogo Gilberto Ademar Duwe fez o resgate de uma cobra caninana, que foi encontrada dentro do berço de um bebê.

A situação, um tanto assustadora, aconteceu na cidade de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina (SC).

Apesar de ter fama de agressiva e ágil, a cobra caninana não possui peçonha, ou seja, veneno. Mas uma mordida dela pode dor muito, principalmente se atingisse o bebê, por exemplo.

Saiba mais sobre a caninana

Endêmica da América do Sul, a cobra caninana (Spilotes pullatus) é uma serpente não peçonhenta (venenosa) e pode chegar a atingir até 2,5 metro de comprimento.

É conhecida por ser uma cobra ágil e muito brava, podendo até correr atrás das pessoas, por isso a fama de ser agressiva. Nada mais do um blefe para não ser predada por outros animais.

Trata-se de uma cobra que costuma ficar em árvores, mas também rasteja pelo solo a procura de alimentos. Gosta de predar, geralmente, pequenos roedores e até mesmo outras espécies de cobras.

Essa espécie é ovípara, põe em media cerca de 15 ovos em locais escondidos da terra, sendo que quase todos nascem. Além disso por possuir uma caráter solitário ela não choca os ovos, apenas os põe e sai de perto, e geralmente põe seus ovos em períodos chuvosos.
Essa espécie é ovípara, põe em media cerca de 15 ovos em locais escondidos da terra, sendo que quase todos nascem. Além disso por possuir uma caráter solitário ela não choca os ovos, apenas os põe e sai de perto, e geralmente põe seus ovos em períodos chuvosos.

Características da caninana

A cobra caninana se difere das demais cobras não peçonhentas, como a jiboia, por exemplo, pela sua cor amarelada e manchas pretas. Sendo um réptil apreciado por fotógrafos e amantes da natureza.

Possui uma dentição áglifa, que não possui presas inoculadoras de veneno, o que faz dessa espécie não peçonhenta. Ela também possui um caráter solitário, ou seja, é bem improvável que se encontre um ninho de serpente dessa espécie.

A caninana bota até 15 ovos por cria. Geralmente aproveitam buracos na terra para colocar os ovos.

Se você gosto deste post:   – vai gostar também de ler esta notícia: Peão é cercado por porcos do mato; passou maior susto

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.