O Biólogo Gilberto Ademar Duwe fez o resgate de uma cobra caninana, que foi encontrada dentro do berço de um bebê.
A situação, um tanto assustadora, aconteceu na cidade de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina (SC).
Apesar de ter fama de agressiva e ágil, a cobra caninana não possui peçonha, ou seja, veneno. Mas uma mordida dela pode dor muito, principalmente se atingisse o bebê, por exemplo.
Saiba mais sobre a caninana
Endêmica da América do Sul, a cobra caninana (Spilotes pullatus) é uma serpente não peçonhenta (venenosa) e pode chegar a atingir até 2,5 metro de comprimento.
É conhecida por ser uma cobra ágil e muito brava, podendo até correr atrás das pessoas, por isso a fama de ser agressiva. Nada mais do um blefe para não ser predada por outros animais.
Trata-se de uma cobra que costuma ficar em árvores, mas também rasteja pelo solo a procura de alimentos. Gosta de predar, geralmente, pequenos roedores e até mesmo outras espécies de cobras.
Características da caninana
A cobra caninana se difere das demais cobras não peçonhentas, como a jiboia, por exemplo, pela sua cor amarelada e manchas pretas. Sendo um réptil apreciado por fotógrafos e amantes da natureza.
Possui uma dentição áglifa, que não possui presas inoculadoras de veneno, o que faz dessa espécie não peçonhenta. Ela também possui um caráter solitário, ou seja, é bem improvável que se encontre um ninho de serpente dessa espécie.
A caninana bota até 15 ovos por cria. Geralmente aproveitam buracos na terra para colocar os ovos.
Se você gosto deste post: – vai gostar também de ler esta notícia: Peão é cercado por porcos do mato; passou maior susto
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!