Peixe-remo de seis metros é capturado; VÍDEO

Fonte: CenarioMT

O peixe-remo é conhecido no folclore japonês como o Mensageiro do Palácio do Deus do Mar (Ryugu no tsukai), cuja aparição é presságio de tsunamis/terremotos.
O peixe-remo é conhecido no folclore japonês como o Mensageiro do Palácio do Deus do Mar (Ryugu no tsukai), cuja aparição é presságio de tsunamis/terremotos.

O peixe-remo é conhecido no folclore japonês como o Mensageiro do Palácio do Deus do Mar (Ryugu no tsukai), cuja aparição é presságio de tsunamis/terremotos.

Lucas do Rio Verde – MT, 14 de julho de 2022, por João RicardoUm peixe-remo (Regalecus glesne) foi capturado por pescadores da cidade de Arica, ao norte do Chile. O peixe raro mede seis metros de comprimento e chamou a atenção da população local.

Vídeos do peixe-remo rapidamente se espalharam pela internet. O fato aconteceu na última segunda-feira (11). Um guindaste foi usado para erguer o peixão.

Trata-se de um peixe que habita as profundezas marinhas de 20 a 1.000 m de profundidade.

O peixe-remo sempre foi um mistério para a ciência, por ser uma criatura tão estranha. Acreditava-se de que ele era uma espécie de monstro-marinho. Ele possui um tipo de “topete” vermelho em cima da cabeça.

A aparição do peixe-remo esta associado ao mito de que pode haver fenômenos naturais, como terremotos, no futuro próximo. Essa lenda se difundiu em 2011, no Japão. Pouco antes do tsunami que causou o desastre de Fukushima, foram avistados peixes-remo nas costas do país.

Não se sabe ao certo quantos exemplares ainda existem. Apenas em 2001 foi filmado um espécime vivo dentro de água.

Em fevereiro de 2010 pesquisadores da Universidade do Estado da Louisiana, nos Estados Unidos, conseguiam uma imagem inédita do intrigante peixe-remo navegando no fundo do oceano.

O filme foi feito no Golfo do México por meio de uma máquina não tripulada, e os cientistas acreditam que essa é a primeira vez que se filma o animal em seu habitat natural. Em maio de 2010, foi encontrado na Suécia um peixe-remo de 3,65 metros.

Foi a primeira vez que se encontrou um peixe-remo no país em 130 anos. Em outubro de 2013, uma instrutora de ciência marinha levou um susto ao avistar no mar em Los Angeles, na Califórnia (EUA) um Regaleco com mais de 5,4 m de comprimento.

Com menos de uma semana, outro peixe-remo foi encontrado morto nas areais da praia de Oceanside na California, desta vez com 4,27 metros.

Uma nova aparição foi registrada no dia 10 de abril de 2014 em Cortez, no México. O espécime media aproximadamente 4,5 metros.

Em 11 de julho de 2022, um espécime foi encontrado em Arica, Chile. O animal não aparece frequentemente na região e, por isso, o IFOP (Instituto de Desenvolvimento Pesqueiro), coletou amostras para poder entender os motivos pelos quais ele pode ter surgido na costa.

Se você gostou deste post: Peixe-remo de seis metros é capturado; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Será que essa é a maior cobra sucuri já encontrada? Assista ao vídeo

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.