A onça-pintada que foi resgatada com as patas queimadas no incêndio que atingiu o Pantanal em 2020 teve filhotes no santuário de animais para onde foi levada, depois de ser resgatada.
Dois anos depois, a onça que recebeu o nome de Manancy, deu à luz a duas oncinhas. Uma delas nasceu com má formação e não sobreviveu. Já outro filhote, uma oncinha com as mesmas características da espécie, sobreviveu.
Na época, o animal foi resgatado em um helicóptero da Marinha e foi levado para a Universidade Federal do Mato Grosso. Após receber os primeiros curativos, a onça-pintada foi encaminhada para Goiás.
Futuro
Agora, após o período de desmame, os ambientalistas do Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex) começarão um trabalho para levar o filhote de volta ao Pantanal, antiga casa de sua mãe, assim que ele tiver condições de sobreviver no sozinho.
Manancy não tem condições de voltar, já que com as queimaduras, perdeu suas garras, o que torna impossível sua sobrevivência na natureza. (com inf. Metropolis)