Onça-pintada cai em poço, é resgatada e tratada por veterinários em Mato Grosso. Logo após os procedimentos necessários, o grande felino foi solto na mesma região do município de Santa Cruz do Xingu, nesta quinta-feira (17).
O trabalho foi coordenado por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) especializada em animais silvestres.
Logo que o animal foi deixado no espaço da Ampara Silvestre, em Poconé, a onça recebeu os primeiros atendimentos e identificado a necessidade de outras intervenções com veterinários especializados.
O coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Eder Toledo, explicou que, devido a essa necessidade, o animal foi levado para Campo Grande (MS) e atendida pela equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
“Foi realizado um procedimento cirúrgico odontológico, além de exames clínicos, sangue e físico. Ela estava com uma ferida na região da paleta e infestada de carrapato. Tudo foi tratado”, contou.
Eder apontou que a onça-pintada se recuperou bem depois de realizar os procedimentos. “Certificamos que o animal tinha todas as condições de voltar a vida livre e a devolvemos na mesma região que foi encontrada. Consideramos a operação, desde o resgate até a soltura, um sucesso”, reforçou.
Também auxiliaram na soltura a equipe da gerência do Parque Estadual do Xingu e da Policia Militar.
Curiosidade sobre a onça-pintada
Você sabia que a onça-preta e a onça-pintada são, na verdade, o mesmo animal? Isso mesmo! Estudos genéticos confirmam que ambas pertencem à espécie Panthera onca.
Embora possam parecer diferentes, essa distinção é semelhante à diversidade de cores de pele entre os humanos. O IBGE nos classifica como negros, brancos, pardos, amarelos ou indígenas, mas todos somos da mesma espécie, Homo sapiens.
No caso das onças, a coloração escura é causada por uma mutação genética que aumenta a produção de melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele e dos pelos. Animais com essa coloração escura são chamados de melânicos. Essa condição não é exclusiva da Panthera onca – leopardos melânicos também são comuns e são popularmente conhecidos como panteras negras, um termo que também pode se referir às onças-pretas.