Na tarde dessa quinta-feira (24/02), a guarnição da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar (10ª CIBM) foi informada via 193 que uma Onça Parda havia sido vista, bem debilitada, em meio a uma lavoura de soja na região conhecida como estrada do “Pontal do verde”, aproximadamente 25 km do perímetro urbano de Sorriso – MT.
De imediato foi acionada a Equipe de Busca e Salvamento da 10ª CIBM, bem como o Núcleo integrado de Fiscalização (NIF) de Sorriso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), situada em Sinop, e uma equipe veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Sinop, com equipamentos para sedação.
No local a onça se encontrava em uma vala de escoamento de água as margens da estrada vicinal. Com isso, os bombeiros militares realizaram a interdição da via que passava pela proximidade a fim de evitar acidentes e minimizar o estresse do animal.
Onça Parda
Identificado como Onça Parda (Suçuarana), bem debilitada e aparentemente ferida, a guarnição do CBMMT e a equipe NIF se mantiveram no local em monitoramento do animal até a chegada da equipe de SEMA e UFMT.
Em ação conjunta, foi utilizado caixa para contenção e redes para a captura do animal, preservando a condição de saúde do felino, e poupando o mesmo de sedação.
Após a captura, o animal seguiu para Sinop com a equipe da SEMA e da UFMT, onde passará pelos devidos cuidados médicos veterinários.
Se você gostou deste post: Onça parda é resgatada em meio a uma lavoura de soja – vai gostar também de ler esta notícia: Onça invade galinheiro e come todas as galinhas; final surpreendente